Usina de Letras
Usina de Letras
25 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Do bonde do Tigrão à fé dos calouros -- 29/05/2002 - 16:56 (Bráulia Inês B. Ribeiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um ano de esperança para o Brasil



Bráulia Inês Ribeiro



Começamos o ano latindo como cachorras no cio. O Bonde do Tigrão saiu dos morros cariocas e ganhou os bairros de classe média. Todo mundo tentava entender o “fenômeno social” dos bailes funk à luz de compreensões socio-filosofiquisadas, puro elitismo acadêmico, como se fosse difícil descobrir porque sexo explícito faz sucesso entre adolescentes. Enquanto isto as cadeiras rebolavam, as meninas da zona sul engravidavam sem saber de quem, como já acontecia há algum tempo às mocinhas da periferia..

Parecia que o pouco de vergonha que nos restara estava na lama e nosso destino como nação era mesmo ser uma espécie de Sodoma gigantesca ou uma Tailândia 2, país onde o sexo é mais o principal ítem comercial à venda no mercado interno e externo.



O congresso e o senado também apresentavam espetáculos patéticos. Toninho Malvadeza e seu Zé Arruda tratavam os senadores como se fossem um bando de palhaços que estavam ali para servir seus interesses. Houve o episódio do painel e os inúmeros discursos mentirosos que os dois fizeram carregados de afirmações categóricas sobre sua honestidade e a veracidade de seus testemunhos. CPIs importantes se arrastam por meses e meses, apesar de todas as denúncias apresentadas pela mídia o cheiro de pizza estava no ar. Era o caos. O Brasil era uma república das bananas sendo saqueada e controlada por lobos-maus da cara feia.



Mas o inesperado acontece. O cacique do senado renuncia, (renúncia inconstitucional é verdade, mas foi melhor que nada), e suas mentiras descaradas vêm à público. E... pasmem... até alguns terreiros da Bahia se revoltam contra ele e tocam seus tambores para que a justiça seja feita ao Brasil. Manifestações populares nas ruas do Pelourinho não protestam contra a saída de ACM, mas à favor, que saia mesmo!! Arruda sai também envergonhado, depois de ter que desmentir inúmeras mentiras, desmentidas e rementidas. Assume o Jader depois e também caem pedras no seu telhado de vidro, destruindo-o rapidamente. O senado mudou? Muitas CPIs não acabam em pizza. A política brasileira vai deixar de ser um coronelato corrupto?



E então em meio à estes acontecimentos aos sábados a família brasileira começa a se sentar diante da TV não para assistir uivos lascivos e bate-bunbuns, mas para ouvir música sendo cantada. É verdade, cantada, e não gritada ou gemida, por um grupo de calouros. E ao invés de ouvir insultos sarcásticos contra si, como é acostumada a fazer aos domingos assistindo às piadas de mau gosto do Faustão e do Sai de Baixo, ela, família brasileira, de repente se sente bem, se emociona de ver gente igual a ela, cheia de esperança conseguindo realizar seus sonhos sem ter que apelar para baixaria, só mostrando o talento real e esperando que ele vença. Nunca deixe de sonhar é a mensagem de Natal do programa do Raul Gil, o mais assistido dos programas do sábado nos seu melhor estilo brega-povo.



O responsável pela mudança foi o Brasil que mostrou a cara. Este povo que saiu as ruas para banir o ACM do cenário político, disse também ao Luciano Huck que ele não tem graça nenhuma. A vida em família com esperança, dignidade e amor de repente ficou melhor que sexo em grupo.

Viva o povo do Brasil. Viva nós, família brasileira educando nossos filhos com esperança e sonhos num país que vai ficar cada vez melhor e mais limpo!!

Nunca deixe de sonhar.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui