Usina de Letras
Usina de Letras
75 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62138 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10332)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Só o Chapolim Poderá Nos Salvar -- 29/05/2002 - 09:52 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SÓ O CHAPOLIM PODERÁ NOS SALVAR

(por Domingos Oliveira Medeiros)



Relutei bastante, mas acabei decidindo entrar no clima da Copa do Mundo. E o faço para dizer, contrariado, que infelizmente - ou felizmente, para alguns -, neste segundo tempo do jogo, da humanidade contra a humanidade, vai dando zebra. O time do mal , jogando em casa, só precisa de um empate. E, pelo que tudo indica, parece que vai dar de goleada no time do bem.



E tudo isso porque os chamados times do bem, um dos quais brasileiro, que já acumula vários títulos de vice-campeões, em jogos válidos para a Copa, resolveu mudar de estratégia e de tática. Esquecendo de todas as regras do bom futebol, partiu para o jogo sujo. Muitos jogadores já acumulam, inclusive, mais de um cartão amarelo. Correm o risco de receberem o vermelho, e até serem expulsos da competição.



Mas, indiferentes aos apelos dos torcedores, os times que representam o bem continuam dando socos e cabeçadas nos companheiros, patrocinando um espetáculo deprimente, para um público que não estava acostumado a ver um jogo de craques tão cheio de contradições e de violência. Violência de todos os tipos, que depõe contra os ditames da ética e da moral.



O time do PT, por exemplo, além de pedir apoio ao time do PL, seu adversário de tantas copas, começa a perceber que está sendo esnobado pelo PL. De olho, evidentemente, nos campeonatos estaduais. O PL, como é sabido, é um time formado, praticamente, por jogadores oriundos do PFL. E possui, nos Estados, grandes coligações com o PFL e outros ferrenhos adversários PT. Por isso, o PL está esfriando a união com o PT, em relação ao campeonato nacional. Parece que, se depender do PL, o PT não vai encontrar moleza.



E o time do PT, sabendo que esses fatos arranham a sua imagem, mais uma vez ficou mal perante a sua torcida. Partiu para uma aliança com o time do PMDB de Quércia. Todos se lembram que Quércia sempre foi considerado o inimigo número um do PT.



Consultado a respeito, o Lula, o capitão do time, proferiu a seguinte frase: ¨”Parto do pressuposto de que todas as pessoas são inocentes até que se prove o contrário”. Sendo assim, pode-se inferir que o Lula não tem nada contra todos os políticos que estão respondendo a processos judiciais, acusados de desvios de verbas, assassinatos, lavagem de dinheiro, transferência ilegal de recursos para paraísos fiscais, e assim por diante.



Mesmo desconsiderando estas questões de ordem judicial, há que levar em conta, no mínimo, as questões de ordem ética e moral. O capitão Lula, no meu modo de ver, e apesar de já seu bom futebol, desta vez o Lula pisou na bola. E, por isso, se ele continuar com esta atitude, não vejo outra saída, que não seja a de cortá-lo, de uma vez, da seleção que irá representar o Brasil na Copa Mundo.



No âmbito externo, outro time parece que vai decepcionando. Justamente o time que representa os EUA. O time mais democrático e que pregava a liberdade e a soberania entre as nações que participam de campeonatos mundiais.



Pois bem, esse mesmo time, que arrasou com o Iraque, o Afeganistão, e tantas outras equipes consideradas fracas, vem apresentando um jogo extremamente duro e deslea. Agora, em amistoso jogado na Cidade de Roma, na Itália, selou um acordo com o time soviético. Por esse acordo, a Rússia f passará a integrar o Conselho da OTAN.



A OTAN, todos sabem, surgiu, exatamente, para responder à ameaça representada pela então União Soviética. Que sempre foi o inimigo número um dos Estados Unidos da América. E seu principal adversário. Agora, inusitadamente, é conclamada para jogar no mesmo time americano.



Enquanto isso, um dos favoritos para ganhar esta Copa do Mundo, a Argentina, continua sofrendo ataques do time do FMI, sob o olhar complacente dos EUA que, tudo indica, farão de tudo para não jogar a final com a Argentina. Pois, de antemão, sabem que não têm time para ganhar dos “irmanos”.



Não é por acaso que o público está desinteressado por esta Copa que será realizada na Coréia e no Japão. Países, secularmente, considerados inimigos entre si.



Só resta aos brasileiros torcer para que, nesta Copa do Mundo, prevaleça a maior zebra de todos os tempos. O Brasil, nas finais, ganhar da França e ser Pentacampeão. Com a ajuda do único herói capaz de nos salvar dessa: Chapolim colorado.



Domingos Oliveira Medeiros

29 de maio de 2002



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui