Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Saudação a Fernando Pessoa -- 09/06/2023 - 16:25 (Lita Moniz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

             Saudação a Fernando Pessoa

Saudação a Fernando Pessoa,  Patrono da Cadeira nº 1 da ALAPG Academia de Letras e Artes de Praia  Grande -SP e Patrono de Lita Moniz Acadêmica Titular Fundadora  e 1ª Presidente da ALAPG Academia de Letras e Artes de Praia Grande SP.

Fernando Antônio Nogueira Pessoa – nasceu em  13-06-1888  em Lisboa e ali veio a falecer em 30-11-1935. Com cinco anos ficou órfão de pai, dois anos depois a mãe se casa com um militar escolhido para ser Consul na África do Sul, ali recebe toda a sua formação escolar segundo os padrões britânicos.

       Retorna em 1905 para ingressar no Curso Superior de Letras em Lisboa, que abandona pouco depois dizendo que ali pouco tinham para lhe ensinar.

      Sua vida literária segue como escritor independente com publicações na Revista Águia, dirigida por Teixeira de Pascoaes para divulgar os ideais da  Renascença Portuguesa. 1910 a 1915.

      O grande  Marco da moderna poesia portuguesa, se dá com a publicação da Revista Orfeu, uma espécie de porta voz dos precursores do modernismo em Portugal,  no nº1 Fernando Pessoa publica “ O Marinheiro “ (drama estático ) e do heterônimo Álvaro de Campos, poeta futurista, Opiário e Ode Triunfal .

      A segunda e última edição de junho de 1951 apresenta de Álvaro de Campos Ode Marítima e Chuva oblíqua.

      Embora em meio a violentas reações as ideias ali defendidas davam início ao Modernismo  português.

 Passamos agora para a Heteronímia em Fernando Pessoa; para o autor seria o grau mais elevado da escala poética: a consciência da pluralidade, as várias personalidades vividas pelo poeta em seu mundo interior.

 “ Sê plural como o Universo”,  “ Sinto-me múltiplo” Dessa múltipla personalidade ia surgindo um autor, Alberto Caeiro, Ricardo Reis , Álvaro de Campos, Fernando Pessoa entre os mais importantes, cada autor com livros próprios, com ideias, emoções e princípios inerentes à personalidade de cada um.

    Fernando Pessoa é um poeta dramático escrevendo em poesia lírica tal como William Shakespeare o poeta nacional da Inglaterra e o maior dramaturgo da Literatura Mundial. Acrescento a esta singela homenagem a Fernando Pessoa que junto com Luís Vaz de Camões,   dois expoentes máximos da Literatura Portuguesa, o poema Autopsicografia um dos poemas mais apreciados, de valor inconfundível, para a crítica literária figura entre os melhores poemas de Fernando Pessoa:  um criador de mundos, de sonhos, de ilusões de verdades, assim como Picasso via a arte como uma mentira que revela a verdade.

                                    Autopsicografia

                              O poeta é um fingidor.

                              Finge tão completamente

                              Que chega a fingir que é dor

                              A dor que deveras sente

 

                              E os que lêem o que escreve

                              Na dor lida sentem bem

                              Não as dores que ele teve,

                              Mas só a que eles não têm

                        

                              E assim nas calhas da roda

                              Gira a entreter a razão,

                               Esse comboio de corda

                               Que se chama coração.

                                                      Fernando Pessoa

                                                                        

 

                          

Comentarios

Lita Moniz  - 08/07/2023

Agradeço ao ilustre escritor e notável professor universitário, também um conterrâneo de Fernando Pessoa, o nosso mestre, a ele todas as saudações e homenagens pela imensa obra literária que nos legou, um grande entre os grandes.
Obrigada Sr.Joaquim Monks, como coordenador das Casas do Poeta do Brasil devo informá-lo que assumi o cargo de Presidente Cultural na Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande, vamos junto com o Sr. Hermes Casimiro, presidente administrativo e amigos como Celso Côrrea e outros dar o melhor de nós para que a Casa do Poeta de Praia Grande continue cumprindo a missão com louvor. Em 2025 a Praia Grande será a escolhida para receber escritores e artistas do estado , do país e do estrangeiro caso se interessem pelo evento que vai contar com a estrutura municipal que já se está preparando, com a orla cada vez mais voltada para o turismo. Então vá fazendo as malas, a Casa do Poeta o aguarda e o receberá com carinho e a merecida atenção.

João Ferreira  - 15/06/2023

Uma bela comemoração do dia de nascimento do grande poeta Fernando Pessoa(13.06.1888) escrita por uma conterrânea sua, figura pública dedicada às artes literárias, colaboradora destacada de Usinadeletras, fundadora e primeira Presidente da Academia de Letras e Artes de Praia Grande, SP, que escolheu Fernando Pessoa para Patrono da cadeira nº 1 da Academia e da própria acadêmica fundadora.

Joaquim Moncks  - 10/06/2023

Parabéns, estimada Lita Moniz, pela sintético e objetivo apanhado sobre o grande FP, seguramente, uma das maiores expressões literária da poesia do Ocidente. É o autor sobre o qual tenho lido o mais expressivo número de páginas nesses mais de 50 anos de envolvimento com a Poética. Daqui do Passo de Torres, em Santa Catarina, sul do Brasil, com imensa saudade de ti e dos confrades de Poesia em São Paulo, especialmente os residentes em Praia Grande, segue o abraço fraterno de teu irmão poetinha JM.

O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 6Exibido 212 vezesFale com o autor