Usina de Letras
Usina de Letras
110 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Parabéns a Rede Sarah de Hospitais -- 28/05/2002 - 18:21 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PARABÉNS A REDE SARAH DE HOSPITAIS

(Domingos Oliveira Medeiros)



A Rede Sarah foi considerada, recentemente, o melhor hospital de toda a América do Sul. Pelos Padrões de Qualidade mensurados, aquela instituição pública de saúde , mais uma vez, serve de exemplo e referencial de como é possível o Estado oferecer bons serviços à população, custeados, tão-somente pelos impostos que são pagos pelos cidadãos brasileiros. É orgulho para todos nós brasileiros, e exemplo de persistência e capacidade de seu Cirurgião-chefe e mentor, o Dr. Aloísio Campos da Paz, que sempre acreditou na mudança como premissa básica para o constante aprimoramento daquela instituição.



Com efeito, mudanças são como aniversários. Acontecem todos os anos. E também incomodam. Mais, para uns, menos, para outros. Com as mudanças, ficamos mais velhos. Saímos de uma posição anterior, bastante conhecida e estável, para uma nova situação, desconhecida e repleta de instabilidade. Mas é imperativo do tempo. Faz parte da natureza, que também é cíclica, e, portanto, altamente mutável no tempo.



Quando passamos dos cinco para os sete, oito anos de idade, as mudanças são brandas; quase imperceptíveis. Porém, quando passamos da casa dos onze para a fase da adolescência, por volta dos quatorze, quinze anos, a mudança causa enorme impacto. Muda, bruscamente, todo o nosso organismo. O nosso modo de pensar, e até a nossa perspectiva e visão do mundo. Nos homens, o grande aumento da testosterona é quem dita a maior parte dessas mudanças. Desperta e aumenta o desejo sexual. É a fase da masturbação. A época dos questionamentos. Da rebeldia. A hora de marcar presença. A qualquer custo. Estabelecer um modo de viver e de pensar. A voz passa a ter configuração rouca, diferenciada da voz feminina.



A mudança atinge, evidentemente guardadas as peculiaridades do sexo, de modo semelhante, às meninas. Crescem os seios, e aparecem os pelos. A sensação do primeiro sutiã; do primeiro sangramento; da descoberta da libido. O interesse pelo sexo. O primeiro amor logo aparece. E, com ele, as fantasias contrapondo-se à realidade.



Nunca esqueci uma passagem nesta fase de minha adolescência. A linda professora, nem sei mesmo se era tão linda assim, entrava em sala e ao sentar-se na cadeira, que ficava num plano mais alto, cruzou suas lindas pernas para fazer a chamada. Não ouvia nada. Milhares e milhares de coisas passavam pela minha mente. A pesar de não ter visto o que gostaria de ver. A emoção não deixou. Só conseguia, com certa dificuldade, olhar o conjunto daquela amostra sutilmente escondida..



As mudanças prosseguem por toda a vida, exigindo de nós, decisões cada vez mais complexas. Refletimos, formamos juízos, resistimos, procuramos adaptações, mas, sem perceber, passamos a vida toda mudando.



Mudamos de idéias, de conceitos, de crenças e de valores, de time de futebol, de convicções políticas, de emprego, de profissão, de escola, de faculdade, de namorada, de mulher, de esposa, de amigos, de parentes, de roupa, de peso, de altura, de sapato, de perfume, de marca de cigarro, de carro, de bebida, de médico, de dente, de dentista, de barbeiro, de corte de cabelo, de bigode, de praia, de bar, de gosto musical, de livros, de jornais, de revistas, de canais de televisão, de novelas, de amigos, de presidente da república, de plano econômico, de moradia, de rua, de bairro, de cidade, de estado, de país, e até de sexo, enfim.







A maiorias das mudanças, acredito, principalmente quando são mudanças planejadas, de uma maneira ou de outra, são sempre positivas. São elas que nos tiram do imobilismo. É por causa delas, das mudanças, que nos desafiam, que nos incomodam, que passamos a reagir e a repensar nossas crenças e nossos valores. E sempre estamos alterando aquilo que nos parecia ser a verdade absoluta,



São muitos os exemplos de mudanças. Mudanças positivas. Para melhor, posto que, para pior não considero como mudanças, o sentido do aprimoramento. Quando muito, são equívocos, enganos. Por isso, temos que mudar sempre. E são muitos os exemplos de grandes mudanças. Vou citar apenas um. Na área de saúde pública. Justamente na área sabidamente abandonada por vários governos e que,hoje, infelizmente, retrata o monstro obsoleto e improdutivo em que se transformou grande parte da rede pública de prestação de saúde. Em todas os níveis de governo.



E tudo, não tenho dúvida, por causa da resistência às mudanças. Por causa do apego ao controlado. Ao que está sob controle. Sem muito esforço. Ao que é bastante conhecido. Apesar de todos estarmos conscientes de que as mudanças , geralmente, não são tão difíceis de serem realizadas. Os obstáculos, vistos como desafio, fazem a diferença. O nosso exemplo demonstra exatamente isso: que é possível mudar, que é possível melhorar, mesmo que seja um pouquinho de cada vez, mas que seja sempre .



A Rede Sarah de Hospitais do Aparelho Locomotor é o nosso exemplo. Referência nacional e internacional no trato de questões afetas aos que sofrem algum tipo de paralisia por conta de acidentes de trânsito, quedas, tiros doenças e outras questões que redundaram em paralisias, parcial ou total de seus movimentos, com reflexos na capacidade motora, na fala, em toda a vida do paciente, enfim.



E o Sarah, nunca ´pe demais lembrar, é público e gratuito. Vive de receita oriunda do orçamento da União. Vale dizer, de nossos impostos. É a melhor aplicação de nosso dinheiro que conheço. Qual seria o segredo? Administração. Séria e competente. Honestidade. Crenças nas pessoas. Crédito à ciência e à tecnologia. Disposição para mudar, sempre e, sobretudo, um imenso e desinteressado respeito pelos seres humanos.



No Sarah, todas as pessoas, de qualquer classe social, recebem o mesmo tratamento. Não se diferencia nem na hora das refeições. A mesma refeição que vai para a diretoria, o corpo médico e os profissionais de saúde, é a mesma. A mesma que é servida aos pacientes e seus acompanhantes. E a comida, além de boa qualidade, claro, tem supervisão de profissional da área de nutrição. Eu estive por lá durante algum tempo, o suficiente para constatar e relatar tudo o que de bom eu vi naquele hospital.





O Sarah dispõe hoje dos mais modernos recursos tecnológicos. Aparelhagens para exames sofisticados; laboratório para quase todos os tipos de exames. Equipes de fisioterapeutas bem treinados e muito competentes; verdadeiros amigos; ginásios para a prática de exercícios de fisioterapia, com piscina coberta e aquecida, e intenso programa de hidroginástica personalizado; aulas aos pacientes sobre o funcionamento do hospital, sobre as doenças de cada um, suas implicações sociais, o corpo humano, a vida sexual, cuidados com a pele, como entrar e sair de um automóvel, dirigi-lo, e muito mais. E tem a sua oficina própria, onde são fabricados e doados cadeiras de rodas, muletas, bengalas, e tantos outros produtos elaborados e criados dentro da própria oficina, objetivando colaborar para a independência de movimentos do paciente. E há o estímulo na formação e treinamento de equipes de desportistas, na área de basquete, vôlei, tênis de mesa, etc. É um excelente hospital.



Vejamos um resumo de alguns dos seus princípios básicos:



”1. Legitimidade – Pelos respeito aos direitos humanos, às instituições nacionais, à ordem jurídica vigente, aos fundamentos morais e espirituais da nacionalidade e das comunidades a que servem. 2. cidadania – Pela evidência de que na rede hospitalar APS (Associação das Pioneiras Sociais os serviços não são propriamente gratuitos mas na realidade pagos com a moeda justa e pessoal de um povo – os recursos do cidadão – contribuinte – repassados pela União, merecendo, portanto, todos os usuários, igualdade de atenção, de consideração e respeito. 3. Eficiência – Pelo propósito de dignificação e valorização do emprego dos recursos postos à disposição da Rede, de forma econômica e produtiva, com ordenação e disciplina, a fim de que sejam alcançados, incessante e inconformadamente, os mais altos padrões de eficiência.



4. Competência Profissional – Pelo imperativo de ampliação e aprofundamento de conhecimentos, de aperfeiçoamento de métodos e processos, feitos através da vivência hospitalar, da pesquisa, do estudo, do debate, do intercâmbio científico.

5. Ação – Pela permanente atitude de assegurar o primado do entusiasmo, da vigilância, da energia, do ânimo otimista, todas as formas, enfim, do espírito empreendedor, sobre a rotina, a inércia, o marasmo, o comodismo, a acomodação.

6. Criatividade – Pelo gosto da descoberta, da criatividade e da invenção, sempre temperados pelo realismo, pela simplicidade, pela objetividade,e a serviço da eficiência.





7. Renovação – Pela coragem e gosto de conviver com idéias novas, de aceitar seus desafios, discuti-los, comprovar sua viabilidade e coloca-los a serviço da Instituição.

8. Liberdade de Expressão – Pela compreensão da necessidade de tudo fazer para manter e estimular a fluência da informação e a liberdade de expressão dentro da instituição, temperadas pelo respeito mútuo e pela disciplina intelectual.

9. Dedicação Exclusiva - Pela total consagração à instituição e aos usuários, extinguindo os conflitos de interesses. 10.Integração Institucional – Pela integração e fidelidade à Instituição, de forma que a dedicação à casa, a coesão e o espírito de equipe sejam características identificadoras dos recursos humanos da ASP.”.





Este é o Brasil que admiro. Que todos admiramos. Este é o Brasil que sonhamos. E que é possível. E que já existe. - Texto adaptado, para fazer esta justa homenagem.



DOM – 28 de maio de 2002

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui