Usina de Letras
Usina de Letras
259 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Sobre O reino de Liz e da beleza em perigo - Álvaro Fernande -- 19/01/2003 - 14:18 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Reino de Liz e da beleza em perigo:Álvaro Fernandes de Oliveira: João Pessoa/Pb: Gráfica do Estado da Paraíba, 1986: 29p.
Por: maria do socorro cardoso xavier

Livro de literatura infantil, do escritor, poeta e teatrólogo atuante, radicado em Campina Grande, Esta obra foi o resultado de um concurso de literatura, instituído pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, em 1985, em que o autor obteve 1o. lugar, dentre 49 trabalhos apresentados.
Apreciando a obra, não há dúvida de que o autor fez jus ao prêmio Literatura Infantil, gênero milenar dos contos de fada, de origem céltica, que vem encantando há milênios a imaginação do povo. Qual de nós, não ouviu na infância estas histórias fabulosas, maravilhosas, no nosso sonambulismo do início das noites mornas, deitados na rede nos alpendres ou varandas das casas nordestinas? Ali formamos inconscientemente nosso pensamento mágico.
Álvaro, nordestino, herdou esta veia fantástica e transpôs para seu cristalino livro para crianças, encerrando também bela lição para adultos. Enfim é um livro para todos fruírem.
O reino de Liz e da beleza em perigo não foge ao modelo da literatura infantil clássica, tal como Chapeuzinho Vermelho. Branca de Neve e os sete anões e outros, mas possui sua originalidade própria.
É sem duvida nenhuma uma bela obra de literatura infantil escrita numa linguagem límpida, adequada para crianças se deleitarem, cujos eixos essenciais são o amor, a beleza e a bondade. O amor, este elixir que resolve todos os males, como nos contos de fadas.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui