Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62289 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O LIVRO, AS FEIRAS E AS BIENAIS -- 25/05/2002 - 22:43 (Luiz Carlos Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A julgar pela 17ª Bienal Internacional do Livro, que terminou no início de maio, o “consumo” de livros vai muito bem no Brasil, obrigado. A cada grande evento de oferta de livros como esse - um ano acontece a Bienal de São Paulo, no outro a Bienal do Rio e pelo país existem várias Feiras do Livro - as vendas e o número de visitantes aumenta.

Na Bienal que recém terminou, segundo o presidente da Câmara Brasileira do Livro, a constatação maior foi de que reunir a maior quantidade de livros possível e colocá-los ao alcance do público, em lugar apropriado e agradável, faz com que o leitor venha até eles para comprá-los.

Eu diria, como já disse em outra oportunidade, pensando na Feira de Rua do Livro que acabou no final de semana passado, em Florianópolis, que colocar livros no caminho do leitor faz com que ele compre e leia.

Já testamos isso com a poesia: em Santa Catarina o Grupo Literário A ILHA colocou os poemas em cartolinas, pendurou os cartazes em varais presos por grampos, nas Feiras de Arte e Artesanato, festas, escolas, praças, bancos, bares e lojas, e assim, com o Varal da Poesia, meses a fio, por vários anos, fizemos com que as pessoas esbarrassem com a poesia e acabassem por conhecê-la, lendo-a e até adquirindo o hábito de ler, passando dos poemas expostos para os livros. O Projeto Varal da Poesia evoluiu para o Projeto Poesia no Shopping de hoje.

Os organizadores comemoraram o crescimento verificado: o público que visitou a Bienal do Livro em São Paulo aumentou em 35 por cento, em relação ao ano de 2000, e as vendas em 25 por cento. Não se comparou o resultado desta Bienal com a do Rio do ano passado.

Estamos comprando mais livros? É o que parece, felizmente. Embora o livro continue caro e o preço dos best-sellers não mude muito nas feiras, tem havido, nelas, oferta de títulos por R$ 1,00, R$ 1,99, R$ 2,00. E não são só livros infantis que podiam ser encontrados por esses preços: há outros gêneros, em edições econômicas, formatos diferenciados, não tão refinados, de outros gêneros, mas com boa apresentação.

Um “boom” nessas últimas feiras foram os livros que combinam fotos de animais com pequenos textos - quatro ou cinco deles - principalmente um com apelo às mães, que vendeu muitíssimo bem, pois tanto a Bienal de São Paulo como a Feira de Rua do Livro de Florianópolis aconteceram pouco antes e durante o Dia das Mães. Um formato simples e funcional, amarrar as fotos, de bom gosto e de animais, com textos objetivos, filosóficos ou poéticos.

Em Florianópolis já são três feiras do livro: a de rua, a tradicional, em local fechado, no segundo semestre e a Bienal do Livro do Mercosul. Esse crescimento deve significar que mais leitores estão comprando livros e isso é um ótimo sinal. Com a distribuição dos livros, pelo MEC, para os alunos do segundo grau, em todo o país, o que certamente vai incentivar a leitura entre leitores em formação, outro passo importante está sendo dado para que o livro venha a ser, quem sabe, num futuro próximo, uma presença mais constante na vida do brasileiro.







Leia mais do autor no Portal

PROSA, POESIA & CIA. em

Http://planeta.terra.com.br/arte/prosapoesiaecia

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui