Usina de Letras
Usina de Letras
49 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62253 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10374)

Erótico (13571)

Frases (50645)

Humor (20034)

Infantil (5443)

Infanto Juvenil (4773)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6200)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->A taça que se esvazia -- 14/06/2003 - 12:16 (Lêda Maria Carvalho da Nova) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A taça que se esvazia
Max era um engenheiro alemão, professor do Liceu de Artes e Ofícios de Salvador, e de quando em vez aportava na pequena cidade vizinha, para rever os patrícios da fábrica de charutos. A sua presença alvoroçava as moiçolas do interior, deslumbradas com o carisma louro e de olhos azuis, em especial a Lolita, que muito embora também belíssima, nem por longe denotava a nobreza do alemão sedutor.
Para a paixão e o casamento foi um pulo e as bodas foram comemoradas com champanhe e muita cerveja entre os amigos alemães e brasileiros.
A felicidade prometia-se eterna e perfeita, até que a segunda grande guerra deflagrou. Matava os jovens combatentes e exumava os fantasmas dos que ficavam em terra também – mesmo naquele final de mundo, a milhares de quilômetros do epicentro do conflito.
Ainda que a água impotável dizimasse crianças desnutridas e a energia elétrica fosse luxo de poucas horas no dia, a população sabia de todos os detalhes da guerra, ávida e mórbida na escuta dos poucos aparelhos de rádio da cidade.
Nos idos de 1942, o nacionalismo exacerbou-se e absorveu a alma do povo; e a captura dos inimigos tornou-se um ato de fé: todo alemão era um traidor em potencial, suspeito de monitorar os torpedeamentos dos navios mercantes brasileiros. Bastava uma simples acusação e qualquer alemão era preso, sob pancadas da polícia e aplausos dos vizinhos.
Max seguia sua vidinha, tranqüilo e feliz ao lado da amada. Introspectivo, permaneceu meio alheio ao turbilhão exterior, nem ao menos se preocupando em falar fluentemente o português, não obstante o seu saber.
Enquanto isso, um desvario há muito adormecido julgou-se sem risco para florescer e a paranóia venceu a batalha interior: Lolita achou patriótico denunciar o marido como espião. Disse à polícia que Max, pelo rádio, enviava mensagens aos submarinos, fornecendo as dicas para torpedear.
Max foi preso, mesmo sem possuir sequer rádio transmissor, vindo a morrer em conseqüência das torturas. Antes e em depoimento na polícia, só teve chance de falar: - É mentira. Não sou espião. Minha marida é doente!
E Lolita vive até hoje, em um manicômio impessoal.
Esta é uma história real, tal qual a taça que hoje ameaça novamente esvaziar-se.
Em 11 de abril de 2003.
Lêda Nova.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui