Usina de Letras
Usina de Letras
260 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Inventário da alma(coisas que gostei e que gostaria -- 31/01/2003 - 11:47 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Inventário da alma(coisas que gostei e que gostaria de dividir com as pessoas)

Na vida experimentamos muitas coisas e muitas delas tem gosto amargo ou doce, lições importantes que norteiam toda a nossa existência e tornam nossa vida um grande aprendizado de guerra e paz.
E ao longo da vida existem momentos marcantes e coisas que fizeram parte e fazem parte de nossa vida que gostamos tanto e que gostaríamos de dividir com as pessoas tendo em mente que nem sempre aquilo que eu considero legal o será para todas as pessoas. Aqui faço uma lista arbitrária, não como um ranking, onde faltam tantas coisas...
1. Filmes Asiáticos que você deveria ver
2. Filmes que você deveria ver
3. Livros que você deveria ler
4. Musicas que você deveria ouvir

1. Filmes asiáticos que você deveria ver

Geralmente assistimos a filmes norte-americanos e acabamos por limitar nosso olhar e nosso conhecimento que adquirimos através das imagens do cinema a visão que essa cultura lança sobre si mesma ou sobre o mundo.
O cinema asiático me surpreendeu desde o dia que o conheci, tem uma maneira suave de tratar de assuntos dolorosos em uma forma poética de falar das coisas da vida e às vezes até choca esse meu pensamento ocidental.A fotografia desse filme enche os olhos de qualquer pessoa.
Os olhos puxados não fazem mal para vista, nem um pouco, em alguns casos pelo contrário parece aguçar os sentimentos.
Enquanto muitos orientais buscam se ocidentalizar, vendo os filmes asiáticos tomamos conhecimento de um mundo diferente do nosso e algumas vezes fazemos o caminho oposto deles, nos orientalizamos.

O Caminho para Casa

Filme chinês do diretor Zhang Yimou, conta uma história simples, mas não simplista que trata de muitas coisas da vida, fala sobre a morte e sobre o amor que acontecem numa aldeia da china, um lugar tão distante de nós geograficamente, mas muito próximo de qualquer história em qualquer parte do mundo.
A fotografia do filme é algo primoroso e enche os olhos, o filme vai do presente para o passado e muda de cor com essa mudança temporal,o passado passa em preto e branco e o presente é colorido.
Com a bela Zhang Ziyi imediatamente antes do filme que a tornaria uma estrela internacional ‘O tigre e o dragão’.

O tigre e o dragão

Ang Lee fez um bom trabalho nesse filme muito visual e com imagens surreais que nos transportam a um universo dos samurais e a uma quase mitologia dos antigos lutadores daquela época medieval.
Filme muito badalado e que concorreu ao Oscar, embora tenha uma concepção mais “ocidental” não deixa de ser um exemplar do olhar oriental no cinema

Adeus minha concubina

Os filmes asiáticos têm uma das melhores fotografias que se vê no cinema e esse filme não deixa dúvidas disso, o filme fala sobre os personagens da milenar opera de Pequin que deve ser algo incrível de ser visto ao vivo e de duas personagens que protagonizam a história e falam sobre as concubinas, um universo que nós ocidentais pouco conhecemos da maneira como é vista no oriente, concubinas são como as prostitutas, mas tem suas nuances destrinchadas pelo filme
A beleza de Gong Li enche os olhos, ela foi eleita uma das 50 mulheres mais belas do mundo pela revista people.


Sonhos

Kurosawa é considerado um grande gênio do cinema não só asiático, mas do mundial, nesse filme onírico ele apresenta imagens inesquecíveis, uma que não me sai da minha cabeça é a de uma chuva radioativa e quando ele mostra os quadros de Van Gog.
Sonhos certamente é uma referencia quando se fala do cinema asiático, não há como falar desse cinema sem passar por Kurosawa e enxergar a sua influencia nos outros diretores.

Depois da vida

Esse filme me causou um certo estranhamento porque ele foge aos padrões normais do cinema e conta a história sem grandes sobre saltos falando da morte de uma forma totalmente diferente e sem dramas apelativos.
Fala sobre a recordação que uma pessoa gostaria de levar para a vida inteira consigo, sobre um momento marcante na vida dessa pessoa, o filme mostra o céu de uma maneira muito simples, isso no mínimo causa impacto.

Três estações

Harvey Keitel é o único ocidental no filme que fala de histórias a principio desconexas, mas que à medida que a história se desenrola entrelaçam-se, esse filme foi a primeira produção americana rodada no Vietnã após a guerra, algo que por si só já comove.
Mas o filme vai ainda mais além e conta com uma poesia visual à história de uma jovem vendedora de Lótus, uma flor desconhecida para mim até então, com um poeta acometido de uma doença, um condutor de táxi-bicicleta(algo bem oriental) que se apaixona por uma cínica prostituta de luxo(algo bem ocidental) e um ex-fuzileiro americano em busca de seu passado perdido em algum lugar do Vietnã.
Belíssimas imagens da Cidade de Ho-Chi-Min(antiga saigon) e a busca de identidade de um país sofrido que luta entre a ideologia socialista e a urgência de se globalizar

Água quente sobre uma ponte vermelha

O filme fala sobre algo novo como o desemprego no Japão e a crise que por lá se estende, mas isso é apenas o pano de fundo para algo mais surreal.
Abandonado pela mulher e o filho, Yosuke ouve as histórias do vagabundo Taro, que o faz sair atrás de uma estátua de ouro. Quando ele chega em Noto, nada encontra, mas conhece a bela Saeko, uma jovem com poderes sobrenaturais que, excitada, expele água milagrosa pelo corpo.
O filme tem toques de sensualidade embora seja de uma maneira meio cômica, mostra a sexualidade oriental que as vezes me parece meio confusa e exótica embora essa impressão seja apenas causada pela falta de informações mais precisas.
O filme tem uma aura meio surreal e de fábula, mas conta também com elementos reais e dramáticos.

Filmes que você deveria ver
Acontece nos filmes e as vezes pode acontecer na vida real...ou vice-versa.


O filho da noiva:

Um filme maravilhoso que conta uma história muito sensível, que fala de amor, de velhice , de doença e de como a vida às vezes precisa usar a dor para nos ensinar as lições mais importantes a serem aprendidas.
Nunca havia assistido a um filme Argentino em toda minha vida e a surpresa foi um fator maravilhoso e que encheu meus olhos, os atores são ainda mais maravilhosos, Ricardo Darín um ator fantástico, Norma Aleandro que tem uma sensibilidade cômica e sentimental que nunca vi em atriz nenhuma brasileira e Hector Alterio, um senhor que lembra nossos pais e avós numa atuação esplêndida.
Depois que você assiste ao filme fica com uma impressão estranha, como eu não conhecia mais sobre o cinema argentino e conhecia muito mais do europeu e do americano que estão muito mais distantes geograficamente e de nossa realidade do que nosso vizinho.

Central do Brasil

Mesmo com toda aquela badalação de ter sido apontado a indicação de Oscar de melhor filme estrangeiro e a indicação de Fernanda Monte Negro ao Oscar de melhor atriz, central do Brasil não deixa de ser um filme cult.
Ela fala de coisas bem brasileiras como a miséria e a ignorância e mostra coisas boas como a compaixão,alem de lugares desse país onde nunca estivemos.
Fernanda Montenegro desfila todo seu talento dramático na tela num papel muito denso e comovente, alem do garoto Vinícius, estreante num belo papel demonstrando também um talento nato.

Cidade de Deus

Cidade de Deus é como um soco no estômago que nos deixa meio sem ar e nos coloca em contato com uma realidade que muitas vezes fechamos os olhos para não ver, mas na tela grande do cinema não tem como não ver.
Muitos dizem que se trata de um filme muito violento, mas não é mais violento do que a realidade brasileira do dia-a-dia, trata-se de um retrato muito bem acabado de nossa realidade.
Com atuações fenomenais de atores estreantes, realmente algo que deveria ser visto principalmente pela elite e a classe dirigente desse país, um relato de como a marginalidade começou e tomou conta desse país.

O grande ditador

Charles Chaplin foi realmente um gênio, quando se lê o que ele escreveu e se vê a pessoa maravilhosa que ele foi essa certeza aumenta ainda mais.
Chaplin foi um dos responsáveis pelo nascimento do cinema e de sua popularização, sua forma de atuar e os filmes que fez ao longo de sua carreira traduzem bem a alma desse senhor.
O grande ditador caçoa de uma forma divertida do uma das piores pessoas que a humanidade já gerou: Adolf Hitler.
A falta de cor do filme nem se quer será percebida, será colorida pelo charme e graça com que Chaplin ajuda a contar suas histórias.

Janela indiscreta

Alfred Hitchcock, sempre foi um diretor muito cultuado e agente não entende o porque até que se assiste aos filmes dele.
Janela indiscreta parecer ser uma história simples e corriqueira e o seria mesmo se não fosse contada por Hitchcock que dá a ela contornos e nuances interessantes e intrigantes.
A bela princesa de Mônaco (acho que é a Stefanie) tem uma beleza realmente pungente e dificilmente igualável, enche os olhos de qualquer pessoa.
O filme tem nas suas entrelinhas questões muito interessantes e que será preciso assistir a tal filme mais de uma vez.


2001: Uma Odisséia no Espaço

Stanley Kubrick é mais um dos diretores muito cultuados e que merecem esse status de gênios. O diretor de cinema sempre lança seu olhar sobre uma estória e a contam de uma maneira diferente para nós, inserindo nelas imagens e conceitos, Stanley Kubrick foi um dos melhores contadores de estória que o cinema já viu.
O filme faz a alusão ao ano de 2001 que no conto de Arthur C. Clarke, A sentinela, seria um ano onde o homem já estaria num estágio muito mais avançado de civilização do que realmente alcançamos.
Superando esse “gap” o filme se torna uma bela diversão e um desfile de imagens belíssimas, alem de tratar de assuntos muito atuais como o controle das máquinas sobre o homem, o fim do filme poucas pessoas compreendem.

Em algum lugar do passado

Esse filme tem algo de mágico em si, para muito será apenas uma boa estória de amor impossível, para outros que tem uma alma mais sonhadora certamente será um filme inesquecível.
Fala da busca do passado como algo eterno, o passado como um sonho bom de sonhar.
Christopher Reeve (ex-super-homem e que hoje luta para poder ser uma pessoa normal,preso a uma carreira de rodas, tetraplégico devido à queda de um cavalo) no começo de sua carreira protagoniza uma bela história de amor com uma belíssima mulher, além de uma canção que certamente também será inesquecível.

Moulin Rouge

Apesar de fazer parte do esquema capitalista de Hollywood, esse filme fala de uma estória de amor com muito brilho, cor e fantasia, além de contar com a bela Nicole Kidman e o talentoso Ewan McGregor.
As canções dão um tom e toque especial ao filme, história contada de forma fantasiosa e fantástica, diria que se trata de um filme 8 ou 80, ou você gosta muito ou detesta muito.
Destaque para a canção “Come what may”, uma canção de amor eterno que parece traduzir o “feeling” do amor sem fim e dos eternos apaixonados e românticos.

Matrix

Uma ficção que se for levada a sério tem muito de filosófica e intrigante, além de ser um filme extremamente vistoso pela tecnologia empregada de forma surreal em suas imagens.
O paradoxo criado pelo filme nos faz pensar em questões de como temos muito menos controle de nossa vida do que pensamos ou que gostaríamos de ter.
As inovações criadas nesse filme fizeram dele um percussor em muitas técnicas utilizadas de efeitos especiais em outros filmes e até em comerciais de tevê.

Dormindo com o inimigo

Julia Roberts empresta sua beleza a um bom filme que fala de como as pessoas podem mudar depois que conquistam aquilo que elas queriam, ou de como pensamos que conhecemos alguém e depois chegamos a conclusão que aquela pessoa é um completo estranho para nós.
A violência dos homens contra as mulheres é outro tema, além de seu controle violento sobre elas.
A casa do filme é uma das casas mais belas que já vi, fica numa região chamada Cape Code no nordeste norte-americano, litoral próximo a cidade de Boston, se eu tivesse uma casa daquelas seria uma pessoa feliz.
Destaque para Berlioz, fantástico musico e compositor e sua musica que aparece no filme de forma sinistra.


Bons filmes e muita pipoca, uma companhia especial é recomendável e no caso de alguns filmes é indispensável.
O cinema é imaginação dos homens, mas algumas vezes o que acontece nos filmes acontece na também vida real e vice-versa.


P.S: Essa é uma lista pessoal que apenas divido porque esses filmes fizeram parte de minha vida, cada pessoa dever ter seus filmes preferidos, certamente serão diferentes dos meus.

Livros que você deveria ler

Na era da informação, todos nós queremos estar ligados e “plugados” em tempo real com o mundo, como uma forma de conhecimento a informação é algo muito saudável para aqueles que buscam o conhecimento, mas a sabedoria só é encontrada nos livros.



Cem anos de solidão de Gabriel Garcia Márquez:

A trajetória dos Buendia e a cidade fictícia de Macondo nos transportam ao mundo de realidade e percepção só alcançadas graças ao talento de tal escritor.

Dom Quixote:

Miguel de Cervantes cria um universo em torno de seu personagem que nos ensina melhor entender a vida e a relação que a fantasia desempenha no nosso dia-dia, além de falar de amizade e outros inúmeros assuntos que nos enriquecem e nos transmitem sabedoria

A divina comédia:

Dante Alighieri faz um relato fantástico de uma viagem aos círculos dos infernos e nos transporta a um mundo de sonhos horripilantes, mas que nos fazem pensar profundamente em todos os nossos atos. A versão em prosa é muito favorável a um melhor entendimento do livro, encontra-se em domínio público no site :
http://www.ibpinet.net/helder/dante

O mundo de Sofia de Jostein Gaarder:

Fala sobre a filosofia de uma forma leve e tranqüila, para aqueles que procuram respostas profundas do conhecimento e da vida humana pode ser um primeiro passo para mergulhar na filosofia que se não for feito com cuidado pode enlouquecer aquele que se atreve a adentrar seu terreno.

Operação Cavalo de Tróia de JJ Benitez :

O livro fala sobre a vida de Cristo de uma forma diferente e apresenta um ângulo de visão diferente daqueles que estamos acostumados, nos transporta a um universo muito interessante e cria ainda outros pontos de vista sobre uma das histórias mais famosas da humanidade.

Toda poesia livro de Ferreira Gullar:

Uma retrospectiva de todas as obras do autor de 1955 a 1980, Gullar é fantástico, constrói e reconstrói as palavras, cria significados, traduz o que é intraduzível, destrói significados e os reinventa, enfim poesia para ser pensada e não sentida como a maioria delas.

Bíblia Sagrada :

Mesmo que você não seja religioso a Bíblia contem muitos ensinamentos e histórias fantásticas, não deixa de ser um relato muito interessante sobre Deus e o Homem, para aqueles que tem fé a Bíblia assume ainda uma outra conotação, a de livro sagrado e dos livros dos livros.
Por ser um livro muito longo a Bíblia contém uma infinidade de histórias maravilhosas e algumas ininteligíveis e de difícil interpretação, como o apocalipse,destaque para o novo testamentos, Isaias, Gênesis, O cântico dos cânticos, Provérbios e o livro de Jô.

Assim falava Zaratustra de Nietszche :

É sempre bom lembrar que a filosofia é um conhecimento refinado, mas temos que ter o conhecimento das muitas correntes filosóficas que existem e muitas delas não se sustentam na verdade e ainda algumas não podem ser compreendias sem compreender o que veio antes delas e o porque elas surgiram.
Nietszche não é fácil de ser lido e exige muito de seu leitor, isso algumas vezes torna um desafio para aqueles que gostam, para tanto é necessário ter em mente que ele atinge pontos que muitos de nós não alcançamos.
É bom lembrar que Nietszche ficou completamente louco aos 45 anos de idade.

Qualquer livro de Carlos Drummond de Andrade:

Um poeta que teve sua obra margeada pelo amor e um forma de descrever as coisas sob uma ótica muito particular, enriqueceu a cultura nacional dessa forma e traz aos seus leitores sentimentos escondidos nas entrelinhas.

Jangada de Pedra de Saramago:

Um belo livro que conta o que aconteceria se a península ibérica se descolasse do continente europeu e vagasse pelo oceano Atlântico como um jangada. Lembra um pouco as narrativas de Garcia Márquez, embora tenha o seu próprio estilo.

Boa leitura.

musicas que você deveria ouvir

A música é algo que alegra a vida de todas as pessoas desse planeta, crescemos com as canções de ninar que nos faziam adormecer tranqüilos nos nossos berços.
A música surgiu na história da humanidade pelas portas da religião, com os monges e padres que criavam canções para louvar a Deus e pelas vozes do povo e dos trovadores na idade média para preencher o vazio dos dias que pareciam sempre iguais.
A música e a dança foram feitas uma para outra e as festas e comemorações fazem parte da mesma família, basicamente a musica serve para nos alegrar, para comemorar e para lembrar de fatos importantes de nossa vida.

Imagine

Um hino criado por John Lennon que referencia a paz mundial e a igualdade das pessoas. Uma canção muito bela com idéias e ideais de toda uma geração de sonhadores que permanecerá para todo o sempre.

Kiss

Prince é um sujeito estranhíssimo e esquisito, mas essa música é extremamente dançante e envolvente, é quase impossível manter-se parado ao som dessa canção, o ritmo e altamente sensual e a canção fala de beijo, se estiver num local propicio para a sedução certamente ao tocar essa música é um ótimo momento para tentar beijar alguém.

Every Breathe you take

Música do extinto grupo The police, que fala de um caso de amor desses impossíveis e densos, de um amor obsessivo como todo amor eterno o é.
Sting tem uma bela voz e capricha nessa música.

Milton nascimento

Difícil escolher uma musica do repertório desse mineiro incrível, qualquer musica dele é no mínimo gostosa de ouvir, nesse momento “Ponta de areia” tem tocado meu coração com maior firmeza, música que fala de uma saudade, de uma estrada e de um tempo que não volta mais.

Djavan

Outro cantor que para mim é um dos maiores do mundo, alguém que sempre traduziu todos os meus sentimentos em suas canções e embalou os meus sonhos e decepções.
Muitas são suas músicas que eu adoro, mas uma é especial, muito especial para mim...´Faltando um pedaço´arranca pedaço quando entra pelos meus ouvidos, essa canção considero como uma das musicas da minha vida.

Raul seixas

Outro cantor maravilhoso que teve o dom de ter sido extremamente versátil, sempre gostei muito dele e da forma como criticava a sociedade, como nos fazia rir e chorar.
´Eu nasci há dez mil anos atrás´é uma canção épica e muito interessante, mas a canção que, mas gosto dele nem sei o nome direito, acho que é ´Velho aeon’, que começa assim’ Oi, oi o trem vem surgindo por trás das montanhas o trem...’ e termina assim,’ oi o bem vem de braços e barcos com o mal num romance astral’

Man in the mirror

Michael Jackson tem tantos defeitos quanto a fortuna dele, ou seja, milhões deles, mas quando era uma pessoa normal sempre teve muito talento para a musica e para a dança, fui um grande fã dele e de suas musicas, mas nunca da sua maneira de pensar, ser e de viver.
Billie Jean é muito legal e dançante, Thriller marcou época, beat it me fez dançar muito, mas a que mais me toca é sem dúvida Mam in the mirror, nunca vou esquecer da apresentação de Jackson no Grammy em 89 e do clipe dessa música, com destaque as cenas dos lideres mundias de Estados Unidos, Israel e palestina apertando as mão juntos, a explosão de uma bomba atômica e um bombeiro chorando ao resgatar uma vitima de um grande terremoto na México.

Tim maia

Esse um grande mestre da Soul music tupiniquim deixa muitas saudades é todas as suas canções tem uma vibração muito forte, falam de amor com uma eloqüência muito próxima do meu sentir e do meu pensar.
Me dê motivos é uma ode aos apaixonados e que se sentiram traídos por algum motivo, azul do cor do mar é azul toda azul, ´você´ é triste como todos nós somos de vez em quando, enfim cada canção de Tim tem algo especial,mas a que eu mais gosto atualmente é ‘Réu confesso´, por motivos óbvios, basta ler o titulo da canção.

Corsário

Essa canção na voz da grande Elis Regina, uma das minhas vozes preferidas ganha um contorno especial, sempre admirei muito o lirismo e a forma dramática de Elis Regina interpretar uma canção, como em´Como os nossos pais´ela traduz tanta coisa que agente vive,mas em corsário ela sublima sentimentos como as gotas de orvalho pela manhã sublimam a madrugada.

Esquadros

Bom essa canção me lembra dos meus primeiros momentos em São Paulo, é uma canção triste que ela fez para o irmão dela, não é preciso falar muito sobre ela, basta ouvir que tudo está lá.
Adriana Calcanhoto me fez ver a vida de uma forma diferente, talvez mais triste, talvez mais real.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui