Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Sobre A realidade do mundo hoje -mscx -- 17/01/2003 - 23:16 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Realidade do Mundo Hoje: autora: Edna Maria Cassiano Delgado: Campina Grande: s.n.ca. 1996
Por: Maria do Socorro C. Xavier
Livro, constando ou incluindo pequenas cronicas e ou opiniões sobre diversos temas, relacionados com as coisas simples do cotidiano, a "realidade do mundo hoje". Seus escritos expressam ou implicam ou testemunham uma filosofia comum, mais propriamente uma ideologia conservadora, uma moralidade curiosa para sua idade, por certo herdada de sua educação familiar bem estruturada, com alicerce no amor, na compreensão, no diálogo; valores estes outrora colocados como fundamental no relacionamento humano, não perdendo de vista a fé em Deus. Esta assertiva exemplifica: "a comunicação entre pessoas existirá apenas quando conseguirem se reencontrar". Relembramos aqui o "conhece-te a ti mesmo" de Sócrates.
A autora emite suas opiniões sob particular cosmovisão, expressas numa linguagem espontànea, simples e direta, quase coloquial e até pueril. É uma observadora das relações humanas difíceis do mundo de hoje, onde predominam a aparência e não a essência.
A espiritualidade, o "doar-se" jorra cristalinamente do seu sentir em diálogo com Deus e o mundo. Transparece, no seu discurso, toda uma filosofia de vida prática, que se resume a compreensão do ser humano em diversas situações no mundo, em suma, no amor, na felicidade, na amizade, nos bons costumes, na consciência, na responsabilidade, na honestidade - lumes de sua preocupação, de jovem saudável, com a cabeça no lugar, sem os arroubos extremistas e destruidores de muitas jovens hodiernas. Edna Maria é aquele tipo de jovem idealista e sonhadora mas que não perde de vista a realidade corriqueira do seu meio.
O livro é, em síntese, uma mensagem espiritual-psicológica escrita em prosa, numa linguagem simples e direta, no qual o leitor identificará muitos dos seus desencantos com a convivência humana do dia-a-dia. É uma espécie de guardiã da paz, como sugere a própria capa do livro- uma pombinha carregando no bico uma flor.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui