Usina de Letras
Usina de Letras
170 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Brasil, Mesmo Com -- 22/05/2002 - 18:10 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BRASIL, MESMO COM B MINÚSCULO.

(por Domingos Oliveira Medeiros)



Faltam poucos dias para o início da Copa do Mundo. A Copa que, sem dúvida nenhuma, é a maior e a mais envolvente competição esportiva. Junto com as Olimpíadas, é a que mais condições reúne para que o mundo possa acreditar que a paz neste planeta é possível. E que muito em breve todos haveremos de gritar o gol de placa desta paz tão desejada.



Não é segredo para ninguém. Há um forte caso de amor entre a população e a Seleção Brasileira. Mas que, nos últimos dias, como qualquer caso de amor, tem passando por momentos difíceis. Justamente por conta de uma campanha irregular e decepcionante, em que esteve próximo de sua desclassificação. Gerando, portanto, justa tristeza por quem tanto a ama. A ponto de correr o boato de que, desta vez, o divórcio seria inevitável. Ainda que de forma amigável.



Mas o tempo é o melhor remédio. A Seleção está renovada e confiante. E não podemos esquecer: ela é a única que participou de todas as copas do mundo. A que conseguiu os melhores resultados que uma equipe de futebol poderia almejar: quatros títulos de campeão, dois de vice, dois terceiros lugares e uma vez a quarta posição. E acumula, também, a responsabilidade pelas marcas profundas de orgulho que todos temos pelas cores de nossa bandeira; e pela emoção incontida ao ouvirmos a linda canção e os belos versos do nosso Hino Nacional; e pela extrema alegria provocada pelos dribles e lances inusitados, que encantaram o mundo, e que nos fizeram, tantas vezes, expulsarmos, aos gritos e aos berros, o gol sufocado em nossas gargantas.



Só por isso, já somos devedores da Seleção. Só por isso lhe devemos apoio. Só por isso lhe daremos mais esta chance. Só por isso, suspenderemos, temporariamente, o processo de divórcio que tramita na justiça de nossas mentes e de nosso corações. Seleção, que Deus ilumine seus passos. E os do Brasil, também. No rumo do Penta. No rumo das Eleições.



Domingos Oliveira Medeiros

22 de maio de 2002





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui