Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Pelo Dia do Índio -- 19/04/2002 - 08:21 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Parabéns ao que ainda resta da nação indígena
(por Domingos Oliveira Medeiros)

Aos que aqui sempre estiveram, sem que nunca tivessem tido a pretensão de ser seus verdadeiros descobridores, as nossas desculpas e os nossos parabéns pelo dia de hoje. 19 de abril, o Dia do Índio.. Parabéns aos que sempre souberam respeitar a selva, com seus mistérios, seus segredos, sua flora e sua fauna. Parabéns pela resistência pacífica e silenciosa com que vêm enfrentando, a séculos, o próprio extermínio.

Perdão pelo descobrimento e pelas ações predatórias dos navegadores à terra de vocês. Perdão pelos homens civilizados, o homem branco, os navegadores, que não tinham na pele a marca bronzeada dos que são abençoados pela liberdade de andar sob o sol destas terras tropicais. Perdão pela malícia e infidelidade com que os descobridores responderam aos afetos e carinhos com que foram recebidos cá nas terras de Santa Maria. Perdão pelos que abusaram e pelos abusos cometidos tão logo lhe foram abertas as portas da casa que um dia lhes serviram de abrigo e que a transformaram em palco de massacres, inundando os rios e cachoeiras com o sangue dos bravos guerreiros.

Perdão pelos irmãos que já se foram, e que, dizem os registros, em 1492, em toda a América, somavam mais de 50 milhões de seres humanos. Todos sadios, física e espiritualmente, e de cultura, já naquela época, bem superior àquela que, até hoje, tentam impor ao povo indígena. Perdão pelos remanescentes indígenas que aprenderam as coisas ruins do homem branco, e por isso sofrem com as doenças que lhes foram transmitidas, quer seja pelos vírus e micróbios até então desconhecidos, quer seja pelos vícios do álcool e das drogas em geral, que lhes ensinaram a consumir, pelos males causados pela indiferença com que tem sido tratada as causas de seu povo e, acima de tudo, pela decadência moral a que se acham obrigados, em função do processo de aculturação imposto pelo homem dito civilizado.

Pelo mundo que nós temos hoje, cada vez mais poluído, cada vez mais separado, cada vez mais envolto em guerras e destruição, em que homens brancos massacram homens brancos, dá para imaginar o que eles não são capazes de fazer com os índios. E já fizeram, quando queimaram, em praça pública, em Brasília-DF, o líder PATAXÓ, que aqui esteve em missão pacífica para cuidar dos interesses de seu povo. PARABÉNS E PERDÃO. Ainda bem que nem todos nós somos civilizados.

Domingos Oliveira Medeiros
19 de Abril de 2002
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui