Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Da Igreja até ao Botequim -- 20/05/2002 - 16:13 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Da Igreja ao Botequim

(por Domingos Oliveira Medeiros)



Tudo bem? Estou vindo da igreja. Igreja? Você nunca foi disso!..É verdade. Minha família toda é católica. E eu ainda não sei bem prá que lado eu vou. Mas sempre acreditei em Deus. Mas como eu ia dizendo, acordei meio angustiado com tanta coisa que vem acontecendo por esse mundo de meu Deus. Não sei o porquê, mas me deu na “telha” e resolvi assistir à um palestra na igreja. Cara! Nem te conto! Eu pensava que tinha idéia do que fosse a tal da fé. Aquela história de remover montanhas e outras coisas. Mas me decepcionei. Eu não sabia era de nada mesmo. Fiz até algumas anotações prá depois ler com mais calma. Espere aí! Você não está querendo me converter em alguma religião? Claro que não! A pessoa escolhe a religião que bem entende, segundo seus princípios e valores morais. Segundo suas crenças. O importante é escolher. Não podemos achar que sozinhos poderemos resolver todos os nossos problemas de ordem existencial. Seria muita pretensão. Aliás, todos os que tentaram, até agora, chegaram a lugar nenhum. Até mesmo cientistas de renome.



Quer saber? Cá pra nós, não concordo com esse monte de religiões e seitas que andam por aí. Pra mim só existe uma verdade: Qual? Deus. Ou como você queira chamá-Lo. Também acho. E Ele foi muito bom e misericordioso ao nos conceder o livre arbítrio. Com o Seu poder, bem que poderia, como faz qualquer ditador, impor a sua vontade. Mas não. Deus, na verdade quer que todos nós tenhamos responsabilidade pelos nossos atos. Liberdade, inclusive, para contestá-lo. Como muitos fazem. Muito embora sem grande sucesso. E sem argumentação lógica . Assim, até falar mal de Deus eu já vi. Não sei o que uma pessoa dessa pretende com isso! É verdade! Se é assim, estou gostando do assunto. Deixa eu dar uma olhada nessas anotações.



ANOTAÇÕES:..só é autêntico o homem que pensa e procura sinceramente uma resposta inteligente às perguntas: quem sou eu? De onde venho? Para onde vou? Para que vivo? Qual o verdadeiro bem do mundo? E da sociedade da qual faço parte?



Quem prescinde dessas perguntas,movido apenas pelo instinto, vivendo para suas vontades, pela atração do prazer, pelo imediatismo do que gosta e do quem tem vontade , esse não é um homem autêntico. Ficou no estágio animal. “Deus ama a verdade, no fundo do coração” Salmo 51. O que Ele nos pede é sinceridade. E ensina que, sem ela, a vida, a religiosidade e o comportamento do homem ficam viciados”.



“...sempre confundimos autenticidade com espontaneidade. São conceitos diferentes. Espontaneidade é apenas uma constatação. Ela, em si, não é boa, nem má. A única coisa que faz a espontaneidade é abrir nosso coração. De lá´podem sair coisas boas ou más. Se você tem preguiça, sairá preguiça. É como uma chapa do pulmão: revela, mas não melhora nem piora a saúde. Por isso, não podemos confundir espontaneidade com autenticidade. Algumas pessoas dizem: seja autêntico! Não se reprima! Faça o que você gosta! Isso não é ser autêntico, isso é espontaneidade. Do mesmo jeito ao dizer: eu não ligo para essa babaquice de religião! Eu quero é curtir a vida!”



“Um homem não é um pedaço de matéria orgânica. Tem inteligência e vontade. Tem o poder, tem a capacidade de pensar, em si mesmo, no mundo e na vida, e de tomar posição. De decidir. À cada amanhecer. Por isso, para ser coerente consigo mesmo, isto é, para ser autêntico, o homem deve pensar, esforçar-se por entender o sentido da vida, deve orientar consciente e livremente os rumos que a razão lhe indicar. Há muitos que pensam que pensam. Julgam que pensam. Mas não pensam. Justamente por termos uma inteligência, diferente da dos animais, e uma vontade livre, é que somos os responsáveis por nossas vidas. O que vamos fazer dela? A razão foi-nos dada para empregá-la como guia das nossas ações. Você se considera filho de Deus? Então só será autêntico filho de Deus se viver de maneira mais coerente possível com a sua condição de filho de Deus: de um filho “pensado” e “querido” por Deus. De um filho colocado no mundo por Deus, com amor , para algo, porque Deus não cria filhos para nada.



Todo filho, portanto, deve ter uma vocação e uma missão a cumprir. A vida de um filho de Deus não se esgota neste mundo, mas se projeta para a eternidade. Este mundo é passageiro.



Tudo isto é diferente de possuir bens materiais, de enriquecer, gozar dos prazeres da vida. A sua realização como homem autêntico está na razão de viver. De viver eternamente. Só por isso você é humano. Porque sente sede de sentido, sem o qual tudo acaba em absurdo e frustração. “O nosso maior segredo, e que às vezes a gente procura esconder de nós mesmos, é que precisamos de Deus; que estamos fartos e que já não podemos continuar sozinhos. Precisamos de Deus para que nos ajude a dar, pois, tudo indica, já não somos capazes de dar;para que nos ajude a ser generoso, pois desconhecemos a generosidade; precisamos de Deus para que nos ajude a amar, pois nos parece que perdemos a capacidade de amar, na acepção ampla do termo” .



Amar, hoje, tornou-se sinônimo de sexo. Se fosse assim, os animais, há tempos, estão na nossa frente no que se refere ao “amor”. ”Reflita, então, meu amigo: para isso eu preciso de fé! Mas o que será a fé? A crença, pacientemente conquistada. E começamos a entender a fé a partir do conhecimento do que não seja a fé. Para não se perder. E o que não é a fé? A fé não é, por exemplo: uma impressão ou um sentimento; uma certa forma de otimismo, em face da vida; a satisfação de uma necessidade de segurança; uma opinião; uma regra de bom comportamento moral; uma convicção baseada apenas no raciocínio ou uma evidência científica.”





” A fé é, em primeiro lugar, uma graça, um dom de Deus. Essa graça ajuda-nos a reencontrar uma pessoa , Jesus Cristo; permite-nos adquirir a certeza de que ele fala a Verdade, de que o seu testemunho - palavra e vida – é exato. Com a força dessa certeza, a fé consiste então em esposar o se olhar, a sua visão de nós mesmos, dos outros, das coisas, da humanidade, da história, do universo, do próprio Deus”.





Puxa! Que beleza! A cerveja até esquentou. Mas valeu a pena!. É sempre bom a gente fugir um pouco desse mundo maluco, e tentar entender o sentido de nossa vida. Às vezes a vaidade ou a ignorância não deixam. É preciso muita coragem para ser autêntico. É verdade! Só dessa maneira podemos explicar os absurdos que andam acontecendo.



Muita gente abandonou a questão espiritual, a questão da fé. Trocou de Deus, digamos assim. Passou a acreditar nas drogas, no sexo a qualquer hora e sob qualquer pretexto. E, atrás disso, vieram as doenças, a corrupção e a violência. O Deus dessas pessoas passou a ser o dinheiro, o poder e a fama. Veja só! Razão de tantas desgraças!



E como seria fácil resolver grande parte dos nossos problemas. Bastaria procurar a paz guiado pelos ensinamentos de Cristo.

Domingos Oliveira Medeiros – Repr.20-05-02

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui