Usina de Letras
Usina de Letras
71 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Estagiários -- 09/01/2003 - 13:49 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os estagiários compõem um grupo à parte na história das corporações. Este grupo, não raro negligenciado, torna possível o funcionamento das empresas e das organizações em geral. Sem ele, nada funcionaria tão bem. É pena que nem sempre os estagiários são valorizados. Mas isto faz parte da experiência, faz com que se habituem à realidade da vida corporativa onde em pouco tempo estarão brilhando.

Estagiários, são mais que mão de obra barata e rostinhos alegres circulando pelos corredores. Embora eles desconfiem, nunca se deve admitir que os estagiários estão lá com sua energia, conhecimento e vontade de trabalhar, exatamente para isto. Trabalhar. Naturalmente, enquanto for possível, convém não admitir claramente, sob pena de uma severa diminuição da produtividade e, em alguns casos, rebeliões e demissões em massa. Isto pode ser o caos, exigindo que os funcionários façam o serviço, o que pode ser desastroso e cansativo.

Não quero ser muito específico pois algum deles pode ler. Estagiários lêem. Ocorre que os estagiários estão nas corporações exatamente para fazer o trabalho dos funcionários, em particular os mais graduados. O sonho de qualquer gerente moderno, é contar com uma estagiária, bonita, jovem e inteligente que não só alegre o ambiente mas sobretudo, faça todo o trabalho, incluindo ai pesquisas mais chatas e perguntas aos professores da universidade. Naturalmente a frase é reversível no que se refere ao gênero.

Em qualquer caso, cabe ao estagiário o trabalho e ao gerente os méritos e os bónus quando tudo corre bem. Nem poderia ser diferente. O verdadeiro mérito está em identificar, recrutar e manter cativo o estagiário com a menor bolsa possível. Isto foi você que conseguiu, mercê de sua sólida formação e experiência. Aí realmente se revela o gerente em suas habilidades interpessoais.

Quando as coisas não correm com se esperava, novamente o estagiário é a solução. Às vezes é difícil responsabilizar o boy ou a moça do cafezinho. Por outro lado, a demissão de qualquer um deles traz problemas. Quem pagará suas contas e o cafezinho, como trabalhar sem o cafezinho? Nestes casos, o melhor é responsabilizar o estagiário mais saliente, alegando que o poder já lhe subiu à cabeça e que ele não soube controlar seu ímpeto. Se a falha é muito grande, diga que compreende, mas infelizmente não será possível manter a bolsa de estágio como pretendia. Depois que ele vai embora, atribua todas as culpas a ele, incluindo aqueles relatórios errados que você entregou por engano e que só agora foi possível identificar o motivo. Balance a cabeça com um misto de tristeza e incredulidade, comentando que esta juventude de hoje já não tem responsabilidade como no seu tempo. É uma pena.

Por tudo que foi explicado acima, recomenda-se que toda equipe conte com pelo menos um estagiário, a quem caberá além do trabalho, todas as culpas. Com tal simples providência, alivia-se a tensão na equipe, o receio do desemprego e todo o problema social daí decorrente, com um grande incremento da produtividade.


Escrito em 04.12.2002
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui