Usina de Letras
Usina de Letras
66 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Viúvas e alegres -- 08/01/2003 - 08:58 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Embora não tenha dados precisos, me arrisco a afirmar que o número de viúvas é muito superior ao número de viúvos. Faça uma contagem rápida das pessoas de suas relações e veja se eu não tenho razão. Fiz uma contagem rápida das que conheço e conclui que eu não conheço nenhum viúvo e sei de pelo menos dez viúvas, isto numa contagem muito rápida.

Por que estranho motivo as senhoras vivem mais que os senhores? Talvez chegue uma idade em que elas se revoltam e, de uma ou outra forma, acabam matando seus companheiros. Difícil apontar um caso particular. Não conheço nenhuma viúva, mesmo as alegrinhas e saltitantes, que tivesse a coragem de matar seu amado esposo. Mesmo os que pudessem merecer.

Talvez em pensamento, mas em pensamento não vale. Pelo menos em pensamento elas devem ter este direito, e se formos investigar a fundo, querem matar só um pouquinho, nada sério. Se esta hipótese pode parecer improvável, convenhamos que não há outra disponível. O que estão fazendo com nossos senhores da terceira idade? Onde estão nossos viúvos? Talvez morram de fome, por não saberem fritar um ovo. Injusto.

Talvez morram de saudade.

O mesmo não acontece com nossas viúvas. Talvez aliviadas do jugo, cansadas de tanto trabalho, tanta dedicação, tantas manias de seus amados maridos, decidem aproveitar a vida, como se diz. Amados sim, mas não raro, chatos e exigentes. Por certo choram baixinho à noite, mas de dia agem sem parar. Quando já não sabem, aprendem muito rápido a cuidar do próprio dinheiro, descobrem as agências de turismo e lá se vão, felizes. Talvez rezem pelos maridos nas procissões, mas andam por aí, por todo lado, em grupos discretos ou em chusmas barulhentas como excursão de colegiais.

O fato concreto é que se libertam com facilidade dos velhos hábitos. Estação de águas, praias, compras no Paraguai, romarias, e programas de índio os mais variados. Viúvas em geral não gostam de jantares, preferem os chás. Chás. Quanto chá, quantos biscoitos, tortas, profiterolis, cremes, pudins, quindins, musses e sorvetes. Comem muito estas viúvas. Há também os bingos. Quando não moram com os filhos, as visitas ficam mais prolongadas sem os telefonemas perguntando quando voltam.

Ficam mais alegres, mais jovens. Não é mau.

Que aproveitem as viúvas, seus maridos devem estar lá olhando e sorrindo.


Escrito em 30.11.2002


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui