Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Palco eleitoral gaúcho -- 17/05/2002 - 09:47 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O palco eleitoral no Rio Grande do Sul está armado para o grande espetáculo da democracia. Os principais atores estão escolhidos e com os textos prontos para iniciarem os debates.

Neste ambiente, que antecede a propaganda eleitoral autorizada, de articulações, acordos e possíveis coligações, as pesquisas da semana passada indicaram uma polarização entre os candidatos Tarso Genro (PT) e o “socialista” Antonio Britto (PPS).

Evidentemente que pesquisa feita a cinco meses da eleição, não nos dá a certeza de vitória deste ou daquele contendor, mas nos fornece elementos fundamentais para análise. O empate técnico, na casa dos 35%, entre Tarso e Britto, com uma pequena margem favorável a Tarso e ambos com uma boa vantagem sobre os demais, torna evidente essa perspectiva de polarização. Podemos dizer que a vitória de Tarso não é assim tão segura e tranqüila, como proclamaram alguns cronistas da capital, após uma acirrada disputa interna com Olívio Dutra.

Nos três cenários apresentados pelo CEPA, Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da UFRGS, o terceiro colocado, Celso Bernardi (PPB) aparece com cerca de 30 pontos percentuais abaixo dos dois líderes, seguido do ex-petista José Fortunati, que busca reacender o trabalhismo gaúcho do PDT.

A pesquisa mostra uma tendência de concentração de votos, já no primeiro turno, entre dois projetos antagônicos. Serão confrontados os últimos dois governos: O atual, de Olívio, com uma ótica socialista de mundo, de cunho contrário as privatizações e com visão estratégica das estatais e o anterior, de Britto, com uma ótica liberal da sociedade, favorável as privatizações e do estado mínimo.

Vale lembrar que a propaganda eleitoral e os debates entre os candidatos começam, definitivamente, após a copa do mundo e Tarso e Britto receberam dividendos devido a uma exposição acentuada na mídia. Tarso, pelas prévias do PT, que ocupou espaços generosos nos jornais e Britto, pelo rompimento com a Frente Trabalhista e posterior decisão de concorrer e sair à cata de coligações. Não podemos fazer uma tresloucada avaliação, e nem menosprezar os partidos PPB, PDT e PMDB que são agremiações com uma forte base social no estado e no fulgor da campanha eleitoral, seus candidatos agregarão pontos percentuais.

Não sabemos qual será a reação do eleitor gaúcho acerca de algumas questões delicadas que rondam a nossa política: Tarso terá que se explicar durante os três meses de campanha, e será cobrado sistematicamente, sobre a renúncia ao cargo de prefeito de Porto Alegre, pouco mais de um ano após a posse. Terá que dedicar preciosos minutos de seu espaço gratuito na televisão, rebatendo críticas acerca da CPI da Segurança e do Clube da Cidadania. Em contrapartida, Britto enfrentará outro tabu, a troca de partido, que aqui no estado costuma ser cruel no resultado das eleições e a decisão de não passar o cargo na posse de Olivio, deixando que seu vice o fizesse. Certamente, aquela carta assinada de que não venderia a CEEE, voltará a ocupar os espaços da mídia eleitoral gratuita.

O Rio Grande já foi dividido entre federalista e republicanos, no início do século passado, posteriormente, entre maragatos e ximangos. Ainda temos presente nos causos dos nossos avós, os combates entre Flores da Cunha e Honório Lemes, este destemido e legendário caudilho da serra do caverá.

Atualmente, entre gremistas e colorados e, na política, entre PT e anti-PT.

Nas últimas eleições entre um fronteiriço, Antonio Britto (naquela oportunidade PMDB) e um missioneiro, Olívio Dutra (PT).

Entretanto, acredito que a polarização, histórica neste estado, será evidenciada mais uma vez neste ano eleitoral. Nas eleições de outubro, salvo algum fato político que desvie o curso deste pleito, estaremos divididos entre Tarso Genro e Antonio Britto. Um deles colherá uma primavera florida e o outro uma praga de primavera. É bem provável que esta eleição coloque por terra as pretensões políticas nacionais do perdedor.

Em outubro, o povo com sabedoria escolherá aquele que for melhor para governar os gaúchos. Enquanto a propaganda política não vem estaremos, nas madrugadas frias da pampa ou nas gélidas manhãs da serra, torcendo apaixonadamente pelo escrete verde e amarelo do Felipão.

A propósito, Tarso é colorado e Britto, gremista. Mas em política isso não quer dizer muita coisa.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui