Usina de Letras
Usina de Letras
56 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10354)

Erótico (13567)

Frases (50603)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Fogo Frio -- 26/07/2000 - 07:54 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Muito se tem escrito sobre o fogo. Seja o fogo do inferno ou o de jovens viúvas, há inúmeros tratados sobre o tema e até uma universidade inteiramente dedicada ao estudo do fogo, em todos os seus aspectos. Trata-se da famosa e internacionalmente Hotfire University, no sul da Irlanda do Norte. Ou será no norte da Irlanda?. Não importa.

Mesmo se considerarmos o restrito tema do fogo para churrasco que hoje é uma das minhas preocupações mais íntimas, veremos que há um número muito grande de estudos, livros, manuais e sítios internet. Todo um ramo da ciência foi desenvolvido para analisar, descrever, formular teorias sobre o fogo para churrasco.

Entre os muitos aspectos considerados nos estudos, o que merece maior atenção é a fase inicial. A ativação, o acender. É natural, pois todo o domingo pode ser comprometido por um fogo mal aceso. As expectativas de um almoço farto. Carne sangrando para a menininha, carne passada para a vovozinha, ao ponto para o doutor. Muitos passam a semana na expectativa do churrasco de domingo e tudo isto pode ser perdido se o fogo não é feito na hora certa e, sobretudo, na intensidade certa.

Há inúmeras técnicas para acender o fogo do churrasco, a maioria delas baseada no princípio de que algo além do carvão deve ser usado para a ignição. Como nos velhos carros a álcool que tinham um pequeno reservatório de gasolina. Bolinhas de pão embebidas em rum envelhecido em tonéis de pau-brasil, pequenos pedaços de algodão dormido no sereno e aquecido no forno de microondas. Não há churrasqueiro que nunca tenha feito uma piràmide de carvão ao redor de uma garrafa que retirada antes da ignição. Ultimamente tem-se falado muito num ritual sudanês que além de acender o fogo, daria poderes afrodisíacos à carne assada segundo certas condições. Confesso que não levei muito a sério. Prefiro jogar álcool sobre o carvão e depois um fósforo aceso. Cuidado, não inverta a ordem que pode ser perigoso.

Como se pode ver, esta questão do fogo de churrasco é como a das dietas. Há muitas teorias, muita especulação misturada com o estudo sério e é difícil para o leigo identificar os charlatões antes de cair em seus golpes. Por isso, recomendo cuidado. Não vá fazer fogo de churrasco segundo qualquer palpite. Prepare-se, instrua-se.

Por último, é necessário falar da grande maldição do fogo de churrasco, o chamado "fogo frio". Trata-se de um fogo dúbio. Queima a mão mas não assa a carne. Com este fogo, o máximo que se consegue é esquentar pão. Naturalmente, nenhum churrasqueiro que se preze está aí para esquentar pão. É triste quando se descobre que o fogo está frio. Pior é saber que nada pode ser feito.

Muitos não se dão por vencidos e servem carne crua mesmo. Mas há quem assuma.

- Desculpe. Nunca me aconteceu antes.


Escrito em 17.05.2000
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui