Usina de Letras
Usina de Letras
73 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Calvas -- 04/01/2003 - 17:34 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A calva é como o pecado. Manifesta-se de muitas formas, algumas delas detestáveis. Contudo, ao contrário daqueles, não há uma única forma de calva que possa ser agradável ao dono. Há as suportáveis, imagino, mas agradáveis não.

Há muitos tipos. Há a que vai da frente para trás e há as venham dos fundos para a frente. Há as transversais, as diagonais e as circulares.

Algumas começam pela queda uniforme, diminuindo a densidade da cobertura capilar. Quando o dono se dá conta, já não sobrou muito. Outras iniciam pelo que se chama de entradas. Entradas sem saída, bem entendido, pois a questão não tem volta. Trata-se de uma caminho sem retorno a que tantos quantos padecem do mal devam conformar-se sob pena do sofrimento vitalício.

São os desígnios da vida. Há que se conformar. Mas não é assim que muitos encaram a questão. Há os inconformados que insistem em deixar a sobrancelha crescer para disfarçar entradas. Há também quem deixe o bigode crescer, penteando-o de tal forma a cobrir parte da calva. Primeiro fazem o bigode passar por trás das orelhas e de lá puxam o penteado até a testa. Há mesmo quem deixe uma franja rebelde, assim, como se estivesse sobrando. Incrível.
Se você nunca tinha imaginado esta possibilidade e deseja experimentar, cuidado. Há relatos de mortes por asfixia com o chamado bigode rebelde. Ocorre que os bigodes não se prestam a este tipo de uso e podem se rebelar. Bigodes são para pessoas ilustres, recatadas, não gostam de nada espalhafatoso. Pelo menos a maioria.

Não foi um caso isolado o de um duque francês que insistiu na idéia e acabou asfixiado pelo bigode durante a noite. O bigode, revoltado com a situação, provocou um crescimento acelerado e foi apertando o pescoço do duque até asfixiá-lo. Quando viram não acreditaram, mas o bigode estava de tal forma disposto sobre o rosto do duque que parecia sorrir. Não o duque. Quem sorria era o bigode, satisfeito com sua vingança.

De todas as formas de calvície, a mais detestável e ridícula é a chamada tonsura. Tanto é verdade que os franciscanos a adotaram como forma de suplício e expiação. Há quem ache que a tonsura simularia uma aureola de santidade, motivo da adoção pela ordem franciscana. Mentira. Trata-se apenas de uma versão oficial para disfarçar a pior das calvas, a mais vil, a mais ridícula.

A única vantagem é que não atrapalha muito a primeira imagem do usuário. Quem o encontra pela primeira vez, acha que o sujeito não é calvo. Mas basta uma leve virada e a decepção chega. A calva estava lá o tempo todo, traiçoeira, a envelhecer e ridicularizar o pobre dono. Isto devia ser proibido.

A calva to tipo tonsura é algo realmente detestável. Além de envelhecer o portador, serve para todo tipo de chacota, além de alvo preferencial de projéteis os mais diversos. Não se pode culpar o atirador. Uma calva assim, circular, clara, é realmente um alvo ideal, parece pedir para que nela joguem algo.

Em campos de futebol isto pode ser dramático pelo que recomendo guardar distància de estádios e quaisquer eventos onde haja muito público.


Escrito em 30.11.2002
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui