Usina de Letras
Usina de Letras
64 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62196 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50600)

Humor (20028)

Infantil (5427)

Infanto Juvenil (4761)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Luz na churrasqueira -- 25/07/2000 - 12:14 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Não há como negar. Uma luz na churrasqueira é imprescindível para a realização de um bom churrasco. Obviamente não me refiro à iluminação do local onde está a churrasqueira. Falo de uma iluminação interna, capaz de permitir a perfeita visão do estado do assado. Parece complicado, mas é coisa simples. Basta instalar uma làmpada no interior da churrasqueira.

Até aí a conversa segue fácil, todos concordam com as assertivas. O problema surge quando alguém resolve dizer que não pode ser uma làmpada comum, em função do calor. Chegam a inventar uma làmpada refratária, à semelhança dos tijolos. Pior é quando surge um gaiato dizendo que tem duas em casa, trazidas de Miami. Naturalmente ele comprou por engano e pode ceder pelo mesmo valor que pagou.

Não bastando a minha palavra de que a simples làmpada comum funciona muito bem, costumo invocar a sabedoria de meu finado sogro e amigo que teve inúmeras (três) churrasqueiras com làmpadas comuns a iluminar-lhe os churrascos. E que churrascos. Os churrascos assados pelo meu amigo Hélio eram irretocáveis, exceção feita ao lombo de porco. Não se trata de dizer que ele não soubesse assar esta carne em especial. Sabia e muito bem. O problema é que ele só servia no final, na esperança de que sobrasse para os sanduíches da semana. Às vezes nem servia. Que fazer, ninguém é perfeito.

Quem o conheceu logo aceita o relato, ainda que às vezes apenas por respeito. Quem não o conheceu só se dobra depois de duas ou três repetições. Aos que ainda resistem, ameaço com uma demonstração a ser feita pessoalmente por ele que viria buscar o incrédulo para visitar churrasqueiras celestes que adotaram o princípio. A iluminação é semelhante, mas o fogo foi terceirizado com especialistas. Com isto, em geral, as resistências são eliminadas.

Sabedor da necessidade de instalar a làmpada, eu vinha protelando a providência já há dois anos. Neste final de semana consegui. Compus um grupo de trabalho onde, naturalmente, eu era o comandante e ficava dizendo o que fazer. A equipe fazia o que eu pedia e, por incrível que possa parecer, tivemos êxito.

Com isto, fez-se luz na churrasqueira. Melhor, só se o Hélio viesse assar um churrasco.


Escrito em 15.05.2000
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui