Usina de Letras
Usina de Letras
90 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A vida, a vila e a brincadeira -- 31/12/2002 - 01:18 (Georgina Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



.


Ontem fui informada quanto ao repentino falecimento de Dona Emília. Creio que você não deve ter lido a minha crônica "A vida, a vila e a brincadeira..." e conhecido melhor a afável criatura que ontem nos deixou.

A última vez em que a visitei foi após uma obra que ela havia feito em sua casa. H
avia ficado hospedada na casa da filha e dispus-me a cuidar do seu cachorro Bandit até o término do transtorno.



Bandit chegou assustado...Apesar de bem tratado pela dona, ela o havia habituado como a maioria das pessoas antigas o fazem, ou seja, apenas no quintal. Após dar-lhe um bom banho, passei a brincar muito com ele, a ponto de ficar perdidamente afeiçoada pelo animal. Com tanta manifestação de carinho, é óbvio que o vira-latinha branco demonstrou toda a sua carência...Queria subir no meu colo o tempo todo (apesar de não ser tão pequeno...) e ganhou o privilégio de assistir televisão ao meu lado. Enfim, fizemos uma feliz parceria e por ocasião de seu retorno ao lar ficou triste e inapetente.

Dias após fui visitá-lo e à Dona Emília...Fiquei feliz por revê-los e ela me contou um pouco de sua vida. Seu pai era fazendeiro no interior do Rio de Janeiro e ela formou-se em professora. Possuia cavalos e adorava galopar, vindo a ser uma amazona de destaque na região. Ao casar-se, veio para a capital, onde ganhou os seus filhos. Aos oitenta e dois anos, sentia saudades da infância feliz e procurava sentir-se mais próxima dela através das suas plantas e do seu cãozinho.

E agora...não mais a Dona Emília da qual os filhos tanto gostavam, a comidinha eventual feita para o Bandit em alternativa à ração, o aplacar de sede das azaléas viçosas...A filha entristecida pergunta se eu não poderia ficar com o cão...Apesar do meu shar-pei, não posso negar-lhe isso. Ele me conquistou, juntamente com a sua maravilhosa dona e não me permito ignorar sentimentos genuinamente provocados.

Amanhã abrirei a porta para o meu carinhoso amigo e faremos uma bela trajetória. Certamente sentirá saudades de sua doce amazona...Livre de mazelas e cansaços, provavelmente ela percorre agora uma extensa e fértil fazenda em seu lindo cavalo alado...








Leia também:



A vila, a vida e a brincadeira






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui