Usina de Letras
Usina de Letras
114 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cordel-->Palavras Lembradas Por Mim -- 24/09/2004 - 12:05 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

PEÇO A PALAVRA
(Por Domingos Oliveira Medeiros)

Para falar de todas as palavras. Ou quase sobre todas elas. As palavras ditas, e as que são ouvidas; as que são pronunciadas; balbuciadas, silenciosas; as gesticuladas. E as palavras impressas: aquelas escritas; registradas, grafadas com seus significados. Os mais diversos; controversos, que se afastam ou que se encaixam; que se entendem, e respeitam nas diferenças. Como o côncavo e o convexo.

São tantas as palavras! sequer, tenho palavras suficientes; para descrevê-las por inteiro. Exaustivamente. Palavras com mais de um significado. Palavras diferentes no dizer; e iguais no vestir. Literalmente.

Palavra jogada ao vento. Palavra que vai embora. Palavra sem compromisso. Palavra que não se decora. Jogando conversa fora. Palavra de submisso. Palavra de quem se escraviza. Palavra de quem precisa. Mas não sabe ir à luta. Palavra de quem labuta. Palavra de trabalhador. Palavra de quem faz prece. Palavra de pregador.

Palavra que faz sentido. Palavra de homem honesto. De homem conhecedor. Palavra do comprometido. Do noivo, apaixonado. Palavra de quem foi traído. Palavra do enganado. Palavra de palanque. Palavra de candidato. Em época de eleição. Palavra de político. Cheia de tergiversação. Grande carga de razão. Ausência do coração. Palavra não-verdadeira. Não passa de ilusão. Com prazo de validade. Que finda com a eleição. Palavra de que se trata. Palavra dita com freqüência. Com números e interpretação. Palavras estatísticas. Pesquisa de opinião. Palavra encomendada. Palavra bem trabalhada. Palavra de relojoeiro. Palavra de quem faz a hora. Palavra com margem de erro. Para cima e para baixo. Palavra itinerante. Palavra que não garante. Qualquer classificação.

Palavra de torcedor. De time que está perdendo. O grito da arquibancada. A mãe do juiz invocada. Palavra virou palavrão. Palavra no dicionário. A palavra procurada. A palavra que diverte. A nossa palavra cruzada. Palavra do livre comércio. Do mercado financeiro. A palavra apalavrada. A palavra que afiança. A palavra do dinheiro. A palavra empenhada.

Palavras que estão na moda. Na mídia, com a garotada. Palavras que criam fama. Palavras que viram piada. Palavras de ordem. Palavras de quem comanda. Palavras noticiadas. Palavras da televisão. Palavras manipuladas. Palavras que desorientam. No rumo da escuridão. Palavras que anunciam. Propaganda, ilusão. Palavras de loteria. Loteria acumulada. Palavras que se apostam. Que no final dão em nada.

Palavra que nos aquece. Palavra que não se esquece. Palavra de gratidão. Palavra que vai pra memória. Do fundo do coração. Palavra de quem agradece. Palavra, meu muito obrigado. Que aumenta a auto-estima. Palavra que elogia. Palavra que nos ensina. Palavra que modifica. Palavra que admiramos. Palavra que nos fascina. Palavra de mulher. De mulher apaixonada. Palavra doce, com emoção. Palavra de qualidade. Palavra de intuição. Palavra que imita a voz. Sincera, do coração. Que diz mais sim do que não. Palavra de quem devemos. Nossa eterna gratidão. Palavra, principalmente. De nossa mãe tão querida. Palavra que nos conforta. Pro resto de nossa vida.


Palavra de criancinha. Palavra de baixo calão. Palavra de gente grande. Gente sem educação. Palavra de mentirinha. No ouvido da mocinha. Palavra que faz “cosquinha”. Palavra quente, ofegante. Palavra inusitada, intrigante. Palavra de sedução. Palavra do Senhor. Palavra da Salvação. Palavra no confessionário. Palavra de pecador. Palavra do arrependido. Palavra de infrator. Palavra de bandido. Palavra de quem furtou. Palavra da educação. Palavra de quem nos ensina. Palavra de professor. Palavras da medicina. Do médico que nos curou.

Palavra de advogado. De contrato mal cumprido. Do que ficou acordado. Palavra do requerente. E também do recorrido. Palavra do descontente. Palavra do acusado. Por tempo indeterminado. E até do contraditório. Do direito adquirido.

Palavra de todo tipo. De forma e posição. Palavra que é dita sentada. Ou deitada no colchão. Palavra de pé, de chinelo. Palavra de aposentado. Palavra toda com listras. Palavra de pijama. De general reformado. Palavra de bom dia. Depois da escovação. Palavras em várias línguas. Palavras a granel. Confusas e barulhentas. Como na torre de Babel.

Palavras de protesto. Do grito, da reclamação. Palavras que reivindicam. Palavras que fazem pressão. Palavra de reunião. Palavra de economista. Do presidente de plantão. Palavras que aumentam juros. Por conta da inflação. Palavras em processos. Processos de corrupção. Palavras sigilosas. Justiça de ocasião. Palavras de comissão. Parlamentar de inquérito. Que nunca entram no mérito. Que nunca levam à prisão. Palavras, são tantas, enfim. Aqui termino as palavras. Palavras lembradas por mim.

24 de setembro de 2004






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui