Usina de Letras
Usina de Letras
69 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Rolinho Primavera -- 29/12/2002 - 20:09 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A ingestão continuada de rolinhos primavera pode trazer muitos efeitos. Alguns positivos outros negativos. Há quem duvide, mas estudos detalhados conduzidos por mais de sete anos e meio na Spring Roll University comprovaram o curioso fato de que os ocidentais ficam com olhos puxados e os orientais com olhos arregalados. Claro, este não é o único efeito. Há quem fale dias sobre os efeitos positivos na economia, sobretudo para proprietários de restaurantes de comida chinesa.

Na realidade, os próprios cientistas começaram a notar isto por almoçarem durante três anos, cinco meses e sete dias no mesmo restaurante chinês do campus. Desnecessário dizer que se tratava de uma equipe de cientistas chineses. Tão chineses que, ao verem a bandeja com rolinhos primavera diariamente, diariamente arregalam os olhos e começavam a salivar. Não sei, mas dizem que salivavam aquele molho agridoce usualmente servido em restaurantes de comida chinesa. Tudo indica que este exercício continuado, associado ao fato de cada um deles comia pelo menos três dos tais rolinhos primavera todo o dia, acabou por arregalar de vez os olhares da equipe. É muito perigoso afirmar, nestes casos há sempre muita mentira, muita imaginação. De qualquer forma há quem jure, e juramento é coisa séria.

O primeiro a notar foi Ró Lee N Eh Bon que ao se olhar no espelho não reconheceu o próprio rosto. Achou seus cabelos mais verdes e, palavras dele, com um certo ar de repolho. Não uma cabeça de repolho, mas repolho cortado em tiras, como usado nos rolinhos. Nada daqueles cabelos lisos e negros a que estava acostumado desde a descoberta do espelho. Olhando mais detidamente, notou o próprio olhar, com aqueles olhos arregalados. Nada daquele olhar fechado com que sempre se imaginou. Ró ficou triste por cerca de dois anos, três meses e dezoito dias, quase teve uma depressão séria. Ficava imaginando o que poderia ter causado tamanha metamorfose. Como ninguém jamais comentara, nem mesmo sua mulher, ele preferiu ficar quieto na esperança de que ninguém houvesse notado, o que de certa forma era verdade. De qualquer maneira, começou a pintar seus repolhos, na verdade cabelos, com molho shoyu. Com tal providência pensava resolver de uma só vez dois problemas. Se fossem repolhos, melhor tê-los temperados. Se fossem cabelos, melhor tê-los pretos.

Pois um dia, Ró resolveu olhar à sua volta e notou que toda a equipe de pesquisa tinha aparência semelhante, exceto a secretária, Mary. Ao contrário, Mary estava aos poucos se tornado a primeira loira natural com olhos puxados. Logo lembrou da dieta diária, mas permanecia o enigma no caso de Mary. Mary sempre recusava o convite para almoçar, por mais que a equipe insistisse. Ró não se deu por satisfeito e tanto investigou que acabou descobrindo que Mary tinha um caso como o velho Senhor Chu, proprietário do restaurante. Descobriu também que diariamente ela levava para casa uma bandeja de rolinhos primavera especialmente feitos para ela. Como Ró póde comprovar, Mary vivia só e diariamente se deliciava com os rolinhos recebidos do Senhor Chu. Ró logo compreendeu que Mary mantinha o romance por causa dos rolinhos e não, como era de se supor, aceitasse os rolinhos por causa do romance. Acontece cada coisa.

Em um segundo, todo o enigma se resolveu e Ró decidiu contar à equipe. Logo descobriu que todos ali estavam se sentindo mal com a situação, mas ninguém teve coragem de discutir a questão com os companheiros. Imediatamente trocaram de restaurante e puderam comprovar que o efeito, felizmente, era reversível.

Mas não estavam tranquilos. O novo restaurante só servia camarão.



Escrito em 21.10.2002
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui