Usina de Letras
Usina de Letras
82 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Orquídeas e violetas -- 27/12/2002 - 19:17 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Outro dia um amigo chamou de violeta a orquídea de outro. Apenas um engano, nenhuma intenção oculta. A primeira reação de todos foi achar que a orquídea teria sido ofendida. Só ela? Que terá pensado a violeta desta história? Com todo o respeito ao dono, credor de inúmeros méritos, acho muita pretensão a orquídea se ofender. Muito suscetível pro meu gosto.

As orquídeas são como certos tenores. Exigem toalhas, camarins, orquestras, talharins e rapapés. Em troca, flores belíssimas, não há como negar. Muito apreciadas, são como certas árias que só os melhores tenores podem cantar. A beleza da orquídea premia a paciência e exige dedicação. Só alguns conseguem colher suas flores.

As violetas são mais simples, como uma dupla caipira de antigamente. Chega sem alarde nem exigências, vai tocando e cativando a todos sem que se dêem conta. Quem haverá de resistir a uma moda bem cantada, uma ou outra rima bem posta? Mais generosas, as violetas oferecem suas flores com mais facilidade. Basta um cuidado mínimo e o prêmio é certo.

Comparação inútil esta da orquídea e da violeta. É como comparar louras, ruivas ou morenas. Não há jeito, nem motivo para tal empreitada. Cada mulher tem seu charme, mesmo que apareça com o cabelo verde. Que fazer? Cada violeta, cada orquídea tem seu encanto particular.

A vaidade tem seu espaço quando desafia, exige melhorias, incita ao progresso.

Mais que isto é besteira.


Escrito em 20.07.2000
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui