Usina de Letras
Usina de Letras
74 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Eu prometo -- 25/12/2002 - 20:25 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Com a proximidade das eleições, as promessas já correm soltas. Embora eu não seja candidato, já estou preparando uma lista de promessas. Quem sabe, na última hora me chamam para concorrer a algum destes cargos. Aí, pronto. Já estou com minha lista de promessas.

Mais que isto, talvez começando a prometer desde já, alguém acredite e vote espontaneamente. Já seria um começo. O ruim é que com estas urnas informatizadas já não é possível votar em quem se deseje. No máximo, vota-se em branco.

De qualquer forma, comecei a preparar minha lista. Em alguma destas promessas você há de cair, digo acreditar.

Salário - Por certo haverei de encontrar uma nova fórmula, capaz de aumentar salários sem aumento de preços nem de impostos nem de inflação. Bem, se não encontrar a fórmula rapidamente, baixa-se um decreto e tudo se resolve.

Educação - A educação terá prioridade. Todos serão obrigados a bater nas portas antes de entrar. Será obrigado dizer bom dia, boa tarde ou boa noite antes de iniciar um diálogo. Muito obrigado, por favor e com licença serão considerados básicos. Sua falta considerada crime hediondo. Muito obrigado será condição para não se reverter qualquer gentileza. Nada de cotovelos sobre a mesa e interrupções nas palavras do outros. Tirar meleca do nariz em público (ou no trànsito) então, nem pensar.

Segurança - Claro, tudo será mais seguro. O primeiro passo será substituir a expressão "com certeza", tão desgastada. por "com segurança". Com esta simples providência, todos passarão a se sentir mais seguros, criando-se um sentimento nacional de segurança capaz de fortalecer a cada um de nós, repudiando as ameaças com que nosso povo sofrido se depara a cada dia. O resto vem depois, como simples decorrência. Com segurança, todos poderão acreditar nesta proposta.

Saúde - O velho hábito de desejar saúde após os espirros será resgatado. Não apenas como uma medida de educação mas também como um desejo sincero que, com segurança, haverá de restituir a saúde a tantos quantos hoje sofrem. Esta simples medida é também um exemplo característico da integração entre as diferentes áreas do meu governo.

Como a campanha ainda esta no meio do caminho e, com segurança, haverá um segundo turno, não convém prometer tudo hoje. Vamos ver o que os candidatos prometem, para prometer o contrário ou quem sabe, prometer algo maior. Cem milhões de empregos e vale cerveja podem ser alternativas.

Como vêem, eu estou pronto para um chamado da nação.



Escrito em 07.09.2002
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui