Usina de Letras
Usina de Letras
68 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Chico morreu -- 25/12/2002 - 20:20 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Todos sabem, Chico morreu. O Xavier é claro, deu em todos os jornais, na TV e de lá e em todo lugar. Se alguém pensou no meu amigo Chico, não se preocupe, está muito vivo. E bem. Na realidade, também o Xavier há de estar muito vivo. Morreu que eu digo, na realidade significa que ele partiu de volta. De volta para o lugar de onde veio, que não deve ser um mau lugar, se despachou para cá um Chico destes. Haverá lá outros como ele?

Há alguns Chicos que são realmente demais. Primeiro o santo que emprestou o nome, agora este Xavier. Bem, talvez seja o mesmo Chico.

Rezar por ele, além de suprema pretensão, é como dar esmola a milionário. Nada adianta. Escrever sobre Chico é também chover no molhado, de modo que não convém me alongar.
Vale contudo comentar sua preocupação com a imagem. Peruca e depois bonés escondendo a calva. Inseparáveis. Entre tanta santidade uma única vaidade, só para disfarçar e fazer-nos pensar que é como nós. Ou por outra, que somos parecidos com ele. Sem chance. Quem nos dera sermos parecidos com Chico, ainda que apenas um pouquinho, mesmo de peruca. Chance zero. Para isto haveremos de ir e voltar um milhão de vezes.

Chorar por Chico é também inútil, de vez que ele por certo está muito bem. Se alguém quer chorar, que chore por si próprio, privado da presença do ilustre Chico. Nem isto tem muito sentido, de vez que deixou tantos livros, tantas idéias, tanto tudo, que não há porque lamentar.

Ao que conta Lúcio Mauro ele sabia que morreria neste dia. Dizia que morreria num dia em que todos os brasileiros estariam felizes. Sem tirar o valor de nosso bravo Felipão, resta saber se não providenciaram um penta só para resgatar este Xavier que já estava pronto, com a missão mais do que cumprida. Vai ver, Chico fez esta exigência para voltar.

Não há outra hipótese de unanimidade positiva como a que ocorreu neste final de semana que só agora na terça feira se encerra. Só no dia do Penta todos os brasileiros estariam felizes. Se deixasse passar essa, só em dois mil e seis com um possível Hexa. Possível, não. Hoje ninguém tem dúvidas de que ganharemos o Hexa em plena Alemanha, quem sabe numa nova final Brasil x Alemanha. É esperar para ver.

Pois o Chico devia estar com muitos compromissos lá em cima e, não podendo esperar pelo Hexa, foi-se, satisfeito com o Penta. Se a questão era mesmo ir em um dia feliz para os brasileiros, não havia outra data. Era ir agora ou esperar mais quatro anos.

Vai Chico, vai iluminar outros mundos, mas em 2006 não deixe de dar uma passadinha por aqui e dar uma mãozinha ao Felipe de plantão.

Vai Chico, mas não deixe de rezar por nós.
Ah! Muito Obrigado.


Escrito em 03.07.2002
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui