Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A barba grisalha do PT -- 05/05/2002 - 10:59 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Em política, as previsões nada mais são que meros palpites e divagações conjunturais. A sucessão presidencial brasileira começa a tomar contornos com a definição dos potenciais candidatos e as nossas conjecturas podem ser factíveis.

Faltando cinco meses para o pleito, o quadro eleitoral para 2002 ainda é prematuro para previsões. As análises políticas estão voltadas para os movimentos que o PT venha a fazer, pois no entendimento de alguns analistas a esquerda nunca esteve tão próxima de vencer uma eleição. Por enquanto temos ao nosso alcance, apenas, as primeiras pesquisas e algumas faces que começam a tomar conta das telinhas nos programas e noticiários. Percebemos muitas conversas nos bastidores de Brasília e perspectivas de possíveis acordos.

A cara do PT para o pleito e a tática para este jogo é a mesma das últimas três eleições. Os argumentos serão parecidos com os anteriores, se for diferente, será em direção ao centro, mais moderado, com propostas e acordos impensáveis há quatro anos. Confirmando-se o acordo com o PL, uma boa quantidade de militantes estarão desconfortáveis em alguns palanques. Para quem foi exilado, sofreu as agruras do cárcere ou foi torturado pela ditadura, explicar esta guinada à direita para chegar ao poder, é muito difícil.

O PT fará uma campanha muito bem planejada, com marqueteiros experientes e competentes, mas será igual ao demais candidatos que também terão mídia profissional. Sinto um certa previsibilidade política, só que com uma barba um pouco mais grisalha. Arrisco a dizer que Lula, nos programas de televisão, estará impecável e será um dos mais elegantes candidatos.

Lula é um excelente candidato e um cidadão honrado, já deveria ter sido presidente do Brasil na primeira eleição que participou, mas a malfadada edição do Jornal Nacional passou uma rasteira na consciência dos brasileiros e nos anseios de mudança do PT. É possível que nos próximos 20 anos não apareça um político da envergadura de Lula.

Entretanto, a candidatura Lula passa por duas análises:

Primeiramente: Lula arranca com 30% dos votos. O primeiro nas pesquisas espontâneas e induzidas. Estimamos que Lula ganhará as eleições pois a vantagem inicial fará a diferença. Num provável segundo turno é praticamente imbatível com as ruas e praças das cidades tomadas com as bandeiras vermelhas.

Segundo: Lula arranca com os 30%, mas não decola. Estaciona nas pesquisas e os votos agregados durante a campanha não são suficientes para sua eleição. A classe dirigente brasileira acorda num último momento e na undécima hora inventa um fato político e derruba a candidatura de Lula no segundo turno. Será, novamente, o melhor candidato, mas derrotado. Alguém duvida?

O povo brasileiro consciente ou não continuará sonhando com outro Brasil.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui