Usina de Letras
Usina de Letras
172 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Longevidade -Qualidade de Vida -- 12/10/2000 - 01:17 (Leslie Holanda) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Podemos iniciar o assunto com uma frase do filósofo Heráclito: Tudo vem na estação certa. E não podemos conceber longevidade - "vida longa, vivedouro" - sem qualidade de vida. A estação certa tem cuidados certos, ações certas. Certas por viver o tempo no seu tempo. Certas não absolutas, pré-determinadas ou inalterável.

Como "tudo vem na estação certa", o envelhecimento é continuidade de estações, ações de toda uma vida, exclusividade da minha história, de percursos cuidado, tratado por mim.As dificuldades, os problemas nesta fase tão início no momento que rejeito, renego contra esta estação velhice, contra a natureza, a vivência íntima do que sou, do que construi durante as etapas da vida. A velhice é uma etapa da vida.

A qualidade de vida está na aceitação, na descoberta e conquistas desta etapa, da vontade de longevidade, em envelhecer, somar o meu melhor,as vitórias de tantas chegadas,únicas. Como uma fase deve ser vivida. E a sua intensidade de viver determina tudo.Você e sua intimidade, seu mestre interior, sua força motriz de atitudes para a vida. É sua intensidade de viver que melhor ou não proporcinára qualidade de vida, enfim, longevidade.É preciso agradecer ser presente. Nem passado ou futuro. Precisa ser presente, construindo e deixando frutos, flores, raizes de uma trajetória onde você é autor e ator dos capítulos, páginas que devem ser escritas e vividas.

Gandhi dizia: " O que pensais passais a ser." É o pensamento, a crença do envelhecer, como? Que responderá a toda as situações a ser vivida.Você pode escolher cuidar dos netos, do casamento dos filhos, da casa, do marido, do pijama inseparável, dos bichos e se deixar de lado. Como você pode se doar, compartilhar de toda uma vivência e alimentar, nutrir-se de tantas outras.A vida para quando não desejo-a, quando acomodo no medo, na negatividade do que é e representa.

Longevidade e flexibilidade poderiam ser sinônimos. Pois ser flexível é ser feliz, é permitir se auto-descobrir, auto-avaliar,auto-revelar, auto-estimar. Movimentar é o principio de se melhorar, de ter qualidade em ser.De reciclar o lixo, jogar fora o lixo interno.O que é lixo tem lugar: LIXO.

Longevidade-Qualidade de Vida à você que acredita em si, que ama-se, contribuido com a sua verdade, indo além dos limites que julgam da idade e que são de como posso fazer agora, que crenças posso inovar, que de novo irei construir, que desafios quero superar, que amor vou me dar.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui