Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Complexo de Cinderela -- 07/01/2003 - 13:35 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quando Deus criou o mundo e a humanidade criou também uma lei de ouro e certamente a lei que rege o equilíbrio de toda a nossa vida e existência: o livre arbítrio.
Ter livre arbítrio significa que somos livres apara tomarmos decisões à cerca de nossa vida sem interferência divina, somos livres para escolhermos o caminho a seguir e aqueles que tem realmente consciência do que fazem sabem das conseqüências que seus atos poderão lhe causar.
Mas isso é uma outra discussão, o certo é que quero falar de um comportamento típico da mulher moderna e que certamente atinge uma boa parte delas sem mesmo elas perceberem que isso está acontecendo, devido a um processo chamado mensagem subliminar.
Segundo a psicologia, subliminar é todo estímulo produzido abaixo do limiar da consciência, ou seja, algo que nos é repetido ou passado como certo, mas que não somos capazes de perceber e nem de distinguir e muito menos analisar.
Assim percebemos que algumas mulheres são vitimas de uma mensagem passada a elas de geração para geração por seus pais e sociedade, embora não seja de maneira proposital já que é subliminar, que as mulheres tem sempre que parecerem bem femininas e belas, bem infantis com apelidos como, Susi, paty, mamá, etc, etc, aprisionando a mulher num estereótipo difícil de se manter com o passar dos anos, quando a beleza acaba,uma cultura de manutenção de uma mentalidade de eterna dependência de algo externo a elas.
Agregamos a isso que de um modo igualmente sistemático, algumas mulheres são ensinadas a crer que, algum dia, de algum modo, serão salvas. Este é o conto de fadas criado para elas, que um príncipe encantado, um homem vai mudar a sua realidade, assim como a Cinderela, o chamado ‘complexo de Cinderela’.
Por mais feministas que sejam, por mais que trabalhem fora as mulheres de hoje ainda esperam por algo externo que venha transformar suas vidas e geralmente esse algo mais que elas buscam são nós homens.
O grande problema é que nós homens não somos perfeitos e quase nunca correspondemos as expectativas criadas pelas mulheres e por isso a maioria de nossos relacionamentos acabam sendo frustrados, não seremos nunca capazes de suprir essa necessidade voraz da mulher de se sentir completa, nós homens sim nos sentimos completos quando temos uma mulher ao lado, nossos critérios de escolha são outros e nossas necessidades muito mais simples.
Se nós homens também somos extremamente infantis em relação aos nossos sentimentos na medida que não sabemos exatamente o que queremos, as mulheres afetadas pelo complexo de Cinderela não tem maturidade suficiente para relacionamentos sérios,toda vez que arrumam um namorado que dura mais de seis meses, a cena se repete: ciúmes, possessão, não consegue lidar com as dificuldades do relacionamento que vão surgindo e não importa quantos anos essa mulher tiver, ela sempre irá agir assim, não entende que os homens que são sapos não vão se transformar em príncipes, eles só querem continuar sendo o que são, sapos.
A Cinderela não se encaixa nos relacionamentos e quando se encaixa certamente será muito infeliz, porque relacionamentos longos devem significar entendimento mútuo e amadurecimento, incompatíveis com a mentalidade infantil de uma Cinderela.
Mas nós homens também não estamos livres desses complexos, inventaram um só para nós, o Complexo de Peter Pan, mas isso é uma outra história.
As Cinderelas modernas estão soltas por ai e não é muito difícil reconhecê-las por inteiro ou pela metade, já que algumas mulheres mesmo que não seja uma Cinderela completa tem sempre alguns aspectos incorporados a sua personalidade.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui