Usina de Letras
Usina de Letras
247 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Tomar conta da amizade -- 04/08/2019 - 19:42 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Hoje foi um dia inusitado. Eli e Osmar, Clayton, Bruna, Ana Lívia e eu, reservamos o dia para um passeio pela Ceilândia. Fui convidado porque sou nativo daquela cidade. Levei-os para conhecer além da feira do rolo, a feira onde eu tinha uma banca em que vendia mocotó e pinga com raiz. Passeamos pelo Sol Nascente, mostrei-lhes o serviço social da Fundação Bradesco, contei a história do padre que não quis receber o meu primeiro salário, como pagamento de promessa. Visitamos o setor O e o P. Expliquei as pistas que dividem a cidade em norte-sul. O ponto alto foi o almoço na Feira Permanente ao lado da caixa d‘água. No cardápio havia mocotó, costela cozida com cheiro verde, sarapatel, farofa de carne assada, e, claro, uma cerveja gelada para rebater a secura.

Finalizamos o tour com um delicioso café na mamãe.

Foi um agradável passeio pelo meu passado. Aquelas histórias são minhas, só eu sei contá-las, só eu sei o cheiro e o gosto de viver na maior favela horizontal das américas, como era conhecida até há pouco tempo.

Foi ali onde comprei meu primeiro carro, onde nasceu minha primeira filha, onde conheci o amor. Onde ralei as juntas defendo o gol do Poeirão Futebol Clube.

Quer conhecer uma pessoa? Conheça seus amigos, sua família, suas histórias. Usamos máscaras para nos defender das armadilhas da sociedade, mas as histórias não podem ser mascaradas, os amigos só se firmam se tivermos os braços abertos e boas histórias para saborearmos.

Família, ah, essa nos conhece mais que nós mesmos. Cuidado quando apresentar seus amigos à sua família porque eles podem ficar sabendo daquilo que você mascara. Pelo mesmo motivo, cuidado em não os apresentar.

Não leve seus amigos apenas na agenda do telefone. Mostrar as fotos deles para seus parentes não os aproxima. A piada do amigo engraçado enviada pelo celular, ainda que exibida para a família não tem o mesmo peso que ouvida pessoalmente na sua casa. Até a gargalhada é diferente. Sai com tanta sustança que contagia todos na sala, muito melhor que aquela coisinha insossa do zap zap.

 Não fui só para falar, também ouvi-os contarem suas aventuranças desde Mato Grosso do Sul, passando por Bahia e chegando ao Rio Grande do Norte. Se você quiser gargalhar com as histórias dos amigos saia do zap zap e saia com eles.

Além de boas risadas, o que foi dito ficará só com vocês, em suas memórias, sem o risco de serem raqueados. Como canta Milton Nascimento

...”Há que se cuidar da vida

Há que se cuidar do mundo

Tomar conta da amizade...”

 

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui