Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Conto de Folia -- 10/04/2003 - 16:45 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Conto de Folia
(por Domingos Oliveira Medeiros

Aglomeração. Alucinação. Som acima da média considerada normal pela audiometria. Decibéis exagerados. Multidão considerável. Homens e mulheres. Jovens e adultos. De todas as opções sexuais, melhor dizendo. Perfumados. Arrumados. Bem vestidos. Bem passados. Com os sapatos engraxados.

As emissoras de rádio e de televisão antecipavam o confronto. As notícias davam conta do exército esperado. Ouviam-se os primeiros acordes incentivando a população, principalmente os jovens, para comparecerem ao campo de concentração. Civis e militares foram convocados para colaborar com o evento..

Aquartelados, os pequenos soldados se preparavam em meio a um oceano louro de cervejas e outros líquidos e tantos outros sólidos, que chegavam à cada dez minutos, durante o pequeno intervalo concedido.

Como é comum, nesta ocasiões, para relaxar, antes de partirem para o embate definitivo, houve farta distribuição de camisinhas e de seringas descartáveis. Soldados rasos, sem farda e soldados à caráter, inclusive armados, compunham o cenário.

Estavam bem armados. E mal intencionados. Cães e porretes segurados pelas mãos, acompanhavam os passos ligeiros dos soldados. Os soldados da medicina também foram convocados. Os hospitais reforçaram os plantões. A polícia, o corpo de bombeiros e a defesa civil foram acionados. Seguranças e inseguranças por toda a parte.

Já se fazia sentir o aumento da demanda por material estratégico: gesso, mercúrio cromo e éter, entre outros afins. Fraturas, sangue e curativos, constavam da lista de primeiras necessidades. Tudo preparado. Todos atentos e ansiosos.

Começava mais uma festa de carnaval fora de época. Festas de trios elétricos. Que nasceram na Bahia e inundaram o país. Em qualquer cidade deste país a festa acontece. Com data previamente marcada. Uma data para cada lugar.

É sempre a mesma coisa. Mais uma festa popular. Mais um dia de cão. Visto por um lado. Do outro lado, ao som de bandas baianas, o som de todos os ritmos, cheiros e cores. Corpos suados e saltitantes. O olhar preso na guitarra e no cantor em cima do trio elétrico.

A guerra começara. Poeira, suor e lágrimas. Sorrisos e alegria geral. Harmonia e desarmonia. O corpo a corpo era a tônica da festa. Ninguém falava nada. Ninguém ouvia nada. Empurrões, socos e pontapés. Porrada, mesmo. Desespero e covardia.

Loucura. Incompreensão. Desorganização. Nada ficou no lugar. O suor e alguns respingos de sangue, talvez, escorria pelo chão pisoteado e, agora, abandonado.
Havia um silêncio no ar. Uma ventania de decepção e de cansaço. Um ar de desilusão e mal-estar. Vômitos e dor de cabeça se faziam sentir por todos os lados. Pedaços de fantasia rasgados, sujos e mal passados. Não havia dinheiro no chão. Nem drogas e nem drogados. O sol já era quente.

Apenas eu e o bloco de lixeiros, no outro dia, envolvidos com aquele ambiente de fim de festa. De liberdade absoluta. De curtição e de lixo. Muito lixo. Eles, os garis, trabalhando. E eu olhando e refletindo. Em nome de quê? Por causa de quÊ? A troco de quê? Da Liberdade? Da prisão em que se encontravam? De qual liberdade, afinal, estariam eles se referindo? A liberdade quando exige fuga constante, não é liberdade.

Domingos Oliveira Medeiros
10 de abril de 2003
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui