Usina de Letras
Usina de Letras
79 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62197 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4761)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Choldra -- 22/12/2002 - 12:26 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A TV, mesmo com todos seus defeitos, sempre enseja um aprendizado enorme para tantos quantos se disponham a assisti-la com os olhos do aprendiz. Sacanagem, por exemplo. Todo mundo gosta e fica olhando, principalmente quando encenada por Veras, Anas ou Patrícias, entre outras tantas. Esta história dos Maias, parece que não está tendo a audiência esperada a despeito do cuidado inegável que tiveram ao prepará-la. De minha parte confesso que assisti a poucos capítulos seja por ser tarde, seja por não estar em casa, seja por não mais ver televisão como antigamente, seja lá por que motivo seja.

Mas não posso negar que vendo os tais estudantes não pude deixar de apreciar as sacanagens e peripécias, mais as sacanagens, vividas pelo personagem interpretado por Celton Melo. Entre uma e outra atividade, faz um discurso classificando algo ou alguém de choldra. Choldra, dito assim, com a boca cheia, como se diz. Ele insiste: choldra.

Pois aí está o ensinamento. Choldra: a palavra existe, está aí ao dispor de todos, mas não é usada. Quantos palavrões poderiam ter sido substituídos por esta nobre palavra, só agora resgatada de seu exílio secular? Claro que os eruditos leitores de Eça de Queiroz certamente a conheciam, mas duvido que mesmo estes a empregassem ao se deparar com uma verdadeira choldra. E convenhamos, sem querer ser pessimista, choldra é o que não falta, basta ler os jornais, nas páginas de polícia ou política, se há alguma diferença.

Aqui entre nós, no primeiro momento eu pensei que ele se referia a outra coisa. Fiquei chocado, o pessoal falando em choldra pra cá, choldra pra lá com uma displicência estudantil. Depois fiquei surpreso, pensando ter descoberto um novo sinónimo para a velha palavra. Eu pensava já ter ouvido todos. Precipitação minha. Choldra, como podem ver pela definição abaixo, nada tem a ver com a anatomia feminina.

Choldra: s. f. (pop.) Coisa imprestável, desprezível; salgalhada; mixórdia; confusão de gente ordinária; ralé; súcia; canalha; de choldra (loc. adv.): em confusão; em má companhia; de súcia. (dicionário Globo)

Lendo assim a definição aproveitamos para aprender o que é uma súcia (s. f. Ajuntamento de indivíduos de má índole ou de má fama; malta; cambada; matula; (desus.) sociedade; assembléia. (De sócio.)), outra coisa que, infelizmente, não nos falta.


Escrito em 09.02.2001
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui