Usina de Letras
Usina de Letras
117 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50569)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Brasil Esperança? -- 28/04/2002 - 16:03 (Maria Augusta Camargo Schimidt) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Brasil Esperança?



Ser brasileiro significa perguntas, desafios, sonhos, utopias, exigências colocadas de forma tensa e urgente.

Urgência própria da história em que homens concretos vivem e morrem sem opções, com muitas promessas e inúmeras frustrações.

Homens que vivem conquistas e desconquistas. Quantas coisas a ciência prometeu e quantas não cumpriu. Quantas perguntas fizeram e não conseguiram respostas.

Filosofia e Sociologia, ciências que cresceram? Para onde? Que saídas encontramos para nossas angustias e para a melhoria de nossas vidas?

Descobrir o Brasil de novo!

Seria a solução?

Talvez ele nem tenha sido descoberto, mas encoberto por uma cultura, por um modelo econômico e político que permitiu que o verde se descolorisse transformando-se num cinza opaco e desesperançado. Nossa bandeira descoloriu, nossos sonhos esmoreceram. Quem sonhou com um Brasil diferente, construído a partir de um modelo econômico que pudesse ser justo e democrático, se defronta hoje com o conformismo e a indiferença tendo que assistir bem de perto o desmoronamento de seus sonhos.

Brasil, um país de extremos.

Um país que vai do local ao global, da sensibilidade aos desencontros, do encantamento ao descrédito, da arte ao desconstrutivismo anárquico, consumista e elitista.



Crianças do século XXI vamos mudar o Brasil.

Vamos fazer desse país criança um país de Esperança.

Vamos lutar pela cidadania tão desejada por muitos, mas possível apenas para poucos.

Vamos mostrar para os “grandes” que ser cidadão é usar seus direitos na medida correta, e respeitar e ser respeitado é participar da comunidade e compartilhar com o próximo.

É ser solidário, é ter idéias e poder divulga-las a todos, pois divulgando idéias e opiniões, fazemos com que as pessoas reflitam e escolham o melhor para a sociedade.

Vamos mostrar, crianças, que devemos ser capazes de criar opções que nos levem à satisfação, mas sempre tendo a consciência da importância dos desejos das pessoas que estão a nossa volta.



Crianças, vocês são a nossa Esperança.

Vamos viver com cidadania. Vamos resgatar o verde descolorido e transforma-lo na Esperança verdadeira que nosso país pode nos dar.

Augusta Schimidt





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui