Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Sobre Lágrimas Perfumadas -mscx -- 21/12/2002 - 14:42 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lágrimas Perfumadas: Josenildo Barros: Campina Grande/Pb: 1988. 59p.
Por: maria do socorro c. xavier
Poeta campinense, autor de três livros: Vidas Sem Rumos, Lágrimas Perfumadas e Porquinha Zefa. Também os opúsculos: O Ser poeta (1997) e Aquela Menina (1998), ambos de poesia.
A poesia de Josenildo é plena de sentimentos intensos, de amor à vida, ao momento, às pessoas, ao amor vário, à paixão, no acontecer de sua vida, sem rumos.
Em Lágrimas Perfumadas há de tudo um pouco. Modernista na forma, predominando nela uma essência lírica e romàntica. Os versos saem para expressar os diversos estados d´alma, ao refletir algumas fases, num transe conflituoso, muitas vezes transparecendo uma nostalgia infinda. Há poemas, versos com imagens de singular beleza, como "lágrimas perfumadas", "menina-mulher" e "espelho da vida".
Uma poesia marcadamente sentimental; há um desejo de lirismo apaixonado, que é o forte em seus poemas. Os sentimentos humanos universais, como a gratidão, o afeto, estão presentes em sua obra, a exemplo de "perdoa", "agradeça", "papo" e "arkana".
Aparece em Josenildo um amor cósmico, espelhado em "natureza", "mar" e "pássaro", também bonitos poemas.
O que está quase ausente em sua obra é o cunho social. Não se compromete com o contexto vigente, como se vivesse no melhor dos mundos possíveis, imerso num universo sentimental e íntimo, apenas.
Possui um espírito independente, às vezes até irreverente. Diria, há um divórcio entre sua vida,sua classe social e sua poesia. Dilui-se num niilismo individualista.
Poeta com sonhos grandiosos e isolados, sem lugar ao sol, pela excentricidade do seu viver. É um menino-grande narcisista-afetivo, carente, que chora suas dores interiormente.
O autor escreve com simplicidade linguística e despreocupação artesanal. Com o tempo, com certeza se enriquecerá e experimentará outras fases e temáticas no seu produzir poético, na medida do seu amadurecimento intelectual.
Acredito, enveredará por outros caminhos, "nunca dantes navegados", tão logo, sinta tal impulso.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui