Usina de Letras
Usina de Letras
175 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50590)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->VÂNIA MOREIRA DINIZ -- 21/12/2002 - 09:22 (LUIZ ALBERTO MACHADO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Era uma vez uma menina de Copabana. Uma carioquinha que se passava por Clarissa, por Olívia e que queria morar de vez no Sítio do Pica-pau Amarelo. Era a menina de Copacabana: acesa, tagarela e com anseio maior que o mundo a desvendar.
Foi em outubro que ela nasceu, libriana do ar, fazendo a alegria de outros outubros existenciais. Nasceu e cresceu validando o explendor solar, dando sentido à lua, às estrelas, à galáxia e à própria vida de outras pessoas.
Crescendo, imaginava seus sonhos voando pela Babilónia, pela Pérsia, pelo Egito, nossa, como voava. Adorava as coisas do Japão e da China. Amava a vida e seus sonhos criados nas páginas dos livros. Sonhava tudo, sem sequer sair de um lugar qualquer.
Essa menina foi crescendo, ficando taluda, irrequieta, buscando cada vez mais coisas maiores.
Na descoberta das coisas das gentes grandes, foi tomando um refinamento, uma alegria e uma felicidade, satisfazendo-se com o seu quinhão: é só quando damos que recebemos. Mas não, ela queria coisas ainda maiores. Não as possessões dos adultos, mas aquelas que povoavam sua infància: "(...) não há nada que nos leve mais profundamente ao encanto do imaginário do que uma boa leitura". Leitura que prá ela sempre foi, é e será: vida.
E foi com a leitura assídua e obstinada que se fez uma mulher franca, honesta, generosa, harmonizada religiosa e espiritualmente. Ou melhor, parafraseando "Amigo Leal": dedicada, terna, bondosa e desprendida, mais parece uma irmã, com gestos cheios de atenção.
Uma mulher de senso aguçado: "Mariana que me fez lembrar com o sorriso bonito que todos apreciavam um raio de sol a brilhar e aquecer qualquer ambiente".
Uma mulher cheia de energia e determinação, disposta a lutar pela vida, aguerrida de enfrentar litígios, contendas e disputas. Essa era a sua natureza: "(...) O difícil não é vencermos as batalhas que enfretamos e nas quais hasteamos uma bandeira de lutas gloriosas, mas obter isso tudo conservando a mágica de ser mulher".
Essa mulher fez-se solidariedade: "(...) de mãos dadas, sempre, de mãos dadas".
O seu jeito adorável conseguiu reunir, ao seu redor, ogros & Apolos, serenos & dionisíacos, deusas plangentes & artistas reveladas, alegres e sensibilizadas, magistrais e libertadas.
Mulher feita, pronta, bonita e adorada, consegue que seus braços possam suportar o mundo de seus sonhos e o mundo dos sonhos dos outros, sustentados pela sua estima. Ela quase sempre é ela própria e os outros. Às vezes mais outros que ela própria: a magia de ser-se e não. Essa mulher e suas vozes, seus abraços e sua comunhão.
Aquele ou aquela que teve, tem ou terá o privilégio de tê-la ao lado, claro, dê graças: não é todo dia que a criação da vida possibilita o milagre da excelência humana.
A mim, ao mínimo que me cabe de inutilidade, resta estar sempre grato, disposto e entregue. E mais: com a felicidade de poder privar da atenção de uma pessoa tão maiúscula e tão sensacional: Vània Moreira Diniz.
Se me permite: reitero zilhões de agradecimentos. E como isso é muito pouco, só posso, então, validar minha gratidão assim:
Luiz Alberto Machado de Vània Moreira Diniz

© Luiz Alberto Machado. Direitos reservados.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui