Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUATRO MESES DE AGONIA -- 08/12/2018 - 07:06 (GERALDO EUSTÁQUIO RIBEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUATRO MESES DE AGONIA



A vida do brasileiro comum é um verdadeiro martírio, durante quatro meses no ano. Para ser mais preciso, o último do ano anterior, e os três primeiros do famigerado ano novo são dias de horrores, ocasião em que os políticos com seus impostos abusivos fazem da vida de todos nós um verdadeiro inferno.

Que de novo nunca tem nada.

Agora vamos tentar entrar nesse emaranhado de falmacutaias que começam no fim de ano, e continuam no ano seguinte.





DEZEMBRO

Logo no começo entra em cena a máfia das formaturas, que com a conivência de escolas e universidades, tentam arrancar tudo e um pouco mais de quem penou para conseguir pagar as mensalidades cobradas pelas instituições de ensino.

Pasmem!

A modernidade obriga a se fazer festa até em formatura de crianças do Jardim de Infância, hoje denominada Escola Infantil.

E pergunto...

Essa criança está se formando em quê?

No ensino fundamental e médio, o jovem está se formando em quê?

E dá-lhe festa!

Nas faculdades e universidades o gasto com a formatura chega a beirar o absurdo, os formandos que não são ricos, de uma hora para outra transformam-se em camelôs e começam a vender todo o tipo de bugigangas, a fim de arrecadar fundos para a bendita ou maldita festa.

Um livro de fotos (o chique é falar Book de Formatura) chega a custar a bagatela de R$ 5.000,00, e o representante da empresa faz tanta chantagem emocional, que muitas vezes o aluno aceita parcelamento e paga para as fotos amarelarem no fundo de uma gaveta.

Algumas instituições cobram para emitir e entregar o diploma ou certificado, mesmo sabendo que é contra a lei.

Logo em seguida vem o Natal, a maioria não está nem se lixando se esse dia é ou não para comemorar o nascimento do menino Deus; que nasceu dentro de um curral e foi acomodado em um cocho usado para alimentar os animais. As cidades se enfeitam, e o que se consome de energia elétrica, talvez pudesse evitar o horário de verão que meche com o metabolismo das pessoas. O comércio precisa faturar e a confraternização é geral; as propagandas de falsas ofertas enfeitam as lojas e povoam o pensamento das pessoas.

De repente, “sem mais nem menos, é preciso comprar aquela televisão de 42”; e a máquina de lavar já ficou velha demais. Os noticiários mostram os shoppings superlotados e as pessoas com os braços cheios de sacolas subindo e descendo escadas, parece que todo mundo sente obrigação de também dar um pulinho para “ver a decoração.

O filho precisa passar uns dias na casa da mãe que ele não vê há muito tempo; precisa levar um presente para cada parente, nem que seja uma lembrancinha.

Enquanto as igrejas permanecem vazias, hotéis, bares, botecos e restaurantes faturam alto, homens e mulheres enchem os cornos de álcool, e como umas bestas vão dirigir seus carros ignorando totalmente a Lei Seca. E as estradas e rodovias tornam-se intransitáveis, e muitas pessoas têm suas vidas interrompidas.

E o cartão de crédito é usado sem nenhum controle.

Depois a conta vem!





JANEIRO

Terminada as comemorações de final de ano, depois de assistir à queima de fogos que consumiu milhões enquanto a saúde agoniza, depois de fazer sua oferenda aos deuses, as pessoas voltam para suas casas e para a rotina do seu dia. Para alguns começa o tempo de férias, e é preciso viajar com as crianças, porque ninguém é de ferro. E como aumentando a procura, os preços das passagens e hospedagens também aumentam de forma abusiva, as agências de viagem fazem festa, e ao consumidor só resta uma alternativa: aceitar ou não viajar. O governo não está nem aí, as agências reguladoras dizem que é a LEI DE MERCADO.

E lá vem um parcelamento da despesa.

Mas o primeiro presente o cidadão recebe logo no começo do ano, o aumento do IPTU, e lá vai mais parcelamento. E o dinheiro arrecadado sempre retorna em bens para os políticos e funcionários públicos inescrupulosos.

As cidades continuam com seus antigos problemas: esgoto a céu aberto, falta de segurança, saúde precária, e por aí vai.

Daí uns dias vem outra bomba: IPVA, TAXA DE LICENCIAMENTO E SEGURO OBRIGATÓRIO.

E vem mais um parcelamento.

Até hoje nenhuma autoridade conseguiu explicar para onde vai tanto dinheiro, eles sabem para onde vai, mas se disserem, com certeza, irão parar na cadeia. E mais uma vez ficamos vendo o mesmo filme de antigamente, estradas em péssimas condições, saúde sucateada, e povo pagando seus pecados por terem votado em sacanas. A gente paga essa porrada de impostos para o governo. Para estacionar o carro nas ruas é preciso pagar estacionamento, e ainda dar dinheiro para o “flanelinha”. Do governo não precisa esperar nenhuma contrapartida. Eles querem é faturar para enriqueceram cada vez mais os corruptos, e quando colocamos o carro na estrada ainda temos que pagar pedágio.

Mas de todos os impostos, o mais sacana é o Seguro Obrigatório, quem paga mais de R$ 2.000,00 em seguro privado, deveria ser isento desse famigerado imposto.





FEVEREIRO

Este é o mês das contradições, as cidades voltam a ganhar movimento com a volta às aulas, e logo de cara vem a taxa de rematrícula, aumento das mensalidades, e a famosa lista de Material Escolar. Quase sempre os filhos não querem nem olhar para o que sobrou do ano anterior, querem começar o ano novo com tudo novo.

E lá vem outro financiamento.

E de repente ouve-se o roncar da cuíca e tudo vira festa, é o carnaval chegando, é mais um feriado prolongado para alguns fugirem das grandes cidades, e para outros caírem na folia e correrem atrás do trio elétrico. E sem mais nem menos, pobres transformam-se em reis e rainhas mostrando seus gingados nas escolas de samba de várias cidades

Mais uma vez o dinheiro público é usado para patrocinar cinco dias de festas regadas a álcool e sexo, e quando a festa termina, o rei e rainha não tem um serviço de saúde decente para atendê-los na hora que precisarem. Mas o nosso povo é festeiro, onde tiver pão e circo tudo estará às mil maravilhas, o resto é apenas um pequeno detalhe que só vai ser percebido quando alguém morrer sem atendimento na fila de um hospital.

Nesses dias de entrega total para muitos, Deus é lembrado apenas nas orações de pedidos para que sua escola seja a campeã, depois vem a quaresma, e muitos se ajoelham nas igrejas jurando que tudo vai ser diferente.







MARÇO

Este é o mês do Leão, e podem ter certeza, ele é brasileiro e infinitamente mais feroz que o africano, sua mordida é certeira, principalmente nos pobres que não conhecem os atalhos que os sem vergonhas têm para não pagarem impostos.

Só para ilustrar: Este ano (2014), uma contribuinte, professora que se aposentou depois de passar 26 anos da sua vida dentro de uma sala de aula em uma escola estadual, é efetiva como pedagoga em uma escola municipal, como como teve dois rendimentos, o “leão” todos os anos dá uma grande mordida nos seus vencimentos.

Como essa Pedagoga, milhões de pessoas sofrem o mesmo assalto institucionalizado, assistido de camarote por ministros e políticos de todos os partidos, que com raríssimas exceções, roubam descaradamente o dinheiro do contribuinte. Não citei os impostos que pagamos em tudo que compramos, e serviços que contratamos, mostrei apenas os quatro meses mais críticos, os outros são para a gente reclamar do governo, e com tristeza vermos nos noticiários como o nosso dinheiro é roubado por muitos políticos, por funcionários públicos, e por empresários inescrupulosos.

Infelizmente esta é a realidade de milhões de brasileiros, contribuintes explorados há muito tempo por governos sacanas, mesmo quando muda a legenda do poder, as sacanagens continuam.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui