Usina de Letras
Usina de Letras
116 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O Guerreiro JOCA -- 30/03/2003 - 10:58 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Guerreiro Joca
(por Domingos Oliveira Medeiros)

Joca é um menino. Deve ter entre seis e oito anos. Já brincou com soldadinhos de chumbo. Já ganhou de presente alguns carros de combate. Aviões e submarinos, também. Nunca perdeu uma guerra. Nem ganhou. Pois o seu objetivo sempre foi a diversão. Passar o tempo. Distrair-se. Mas Joca, agora, está preocupado. Não tira os olhos da televisão. Seus brinquedos aumentaram em tamanho e em quantidade. E lançam bombas de verdade. Destroem prédios. Apavoram e ferem as pessoas. Matam crianças. Por isso, Joca não está gostando nada desta guerra no Iraque. Diz que é uma guerra de verdade. Porém, muito sem graça.

Muito barulho, muita fumaça e muita desgraça. Muita bomba que não acerta o alvo. Ele ouviu isso na televisão. Uma bomba inteligente, com precisão cirúrgica, que erra o alvo. E mata a pessoa errada. Tanto do lado inimigo, como do lado amigo. Diferente do cirurgião que ele conheceu no hospital. Que operou o seu avô. E seu avô está vivo até hoje. Esse míssel não tem nada de inteligente. Só deve tirar nota vermelha na escola. Assim pensa o Joca. Matar seus próprios companheiros? Não faz sentido. Nem, tampouco, matar os companheiros dos outros. Afinal, somos todos deste planeta. E irmãos, sob a proteção de um mesmo Deus. Desse jeito, matando todo mundo, a guerra acaba. E aí não tem mais graça. Acabam, também, a amizade as brincadeiras.

E tem a tal da guerra química. Que ninguém vê, mas que mata. A pessoa fica asfixiada. Também não tem graça nenhuma. Ainda bem que o Joca não viu ninguém morrer desse jeito. Até agora, pelo menos, só falam que a tal arma química existe. . Mas ninguém a viu. Será que um dos lados da guerra estaria mentindo?

O Joca também não entende as regras dessa guerra. No seu tempo, a brincadeira só começava quando um dos lados atacava o outro. Agora é diferente. Chamam de guerra o que para o Joca é invasão. Coisa de pirata. De imperador dos sete mares.


O Bush pensa que todas as crianças são ingênuas. Que ele pode enganá-las com balas e bombas de chocolate.Só mesmo chocolate estragado; pois muita criança já morreu nessa guerra comendo chocolate. Sem saber de nada. E morrem com os brinquedos do Bush. Que brincam com vida de todos. Brinquedos muito mal feitos, por sinal, pois estragam as ruas e praças. E muitos palácios bonitos são derrubados. Uma sujeira só.

Bush está brincando com fogo. Como dizia a vovó: quem brinca com fogo, amanhece mijado. A mãe do bush não soube educá-lo. Talvez umas boas palmadas resolveria. Ou cortar a sua mesada. E na escola, bem que sua professora poderia colocá-lo de joelhos no milho. Para que ele escrevesse cem vezes no quadro negro:” eu peço desculpas a todos os meus amiguinhos. Prometo nunca mais brincar com fogo. E defender a natureza e respeitar os mais velhos, no mundo inteiro.”

Domingos Oliveira Medeiros
30 de março de 2003





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui