Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62290 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5460)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140823)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Falcatruar também cansa -- 27/04/2002 - 20:13 (Haroldo Pereira Barboza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Como se trabalha no Planalto!



Enquanto o trabalhador médio perde 3 horas no trânsito e se esfola de 10 a 12 horas no local de trabalho, Deputados Federais e Senadores, que consomem (por baixo) quase

R$ 185 milhões por ano (fev/2001) dos cofres da nação, realizam um trabalho "estafante" a favor de nossa pátria. Vamos fazer aqui uma estimativa positiva, para que não nos acusem de injustiças para com estes graduados "defensores" da pátria.



Considerando que comparecem (os mais assíduos) 3 dias por semana ao local de encontro, considerando 5 semanas por mês (viu como estou sendo gentil?), concluímos que se reúnem 15 dias por mês durante 9 meses (temos de descontar o recesso de julho, o de janeiro, 15 dias de Natal e 15 dias de Carnaval). Isto nos dá 15 x 9 = 135 dias (média de 6 horas/dia). Ou seja: 810 horas por ano! O trabalhador médio (não considerando os escravos nas fazendas do interior) se esfolam 240 dias numa média de 10 horas, totalizando 2400 horas, muitas vezes tendo apenas um ventilador e um bebedouro nas cercanias.



No ano de eleição, o trabalho se reduz a 6 meses, pois se desgastam muito nas campanhas eleitorais, quando precisam decorar textos longos como nas novelas, prometendo pomposas realizações fantasiosas a favor do povo (que recebem paliativos para servirem de trampolim nas campanhas subseqüentes).



Durante estes longos 135 dias por ano, poderiam tratar de assuntos relacionados aos problemas que afligem a população carente e desesperada. Poderiam criar simples mecanismos para alavancar e proteger nossa agricultura, acabar com a seca do Nordeste, oferecer oportunidades para nossos jovens adolescentes desempregados, evitar que crianças fiquem sem escola e que trabalhem como escravas nas fazendas do interior, evitar que idosos morram nas filas de hospitais desaparelhados, permitir que as estradas sejam mantidas adequadamente, evitar a entrada de drogas que corrompem nossa juventude, evitar que nosso patrimônio público seja "leilodoado" aos abutres estrangeiros. Em suma: poderiam trabalhar nestes 135 dias. Ou pelo menos, não atrapalhar a quem trabalha!



No entanto, passam o tempo tomando café, praticando "piano" a céu aberto, analisando para que partido irão se transferir, o que pedirão em troca para aprovar um projeto que interessa a um grupo poderoso, qual será a chapa que concorrerá às próximas eleições, que discursos vazios apresentarão nas campanhas, como violarão o painel do senado, quem será o Presidente do Senado e da Câmara, quais afilhados serão contemplados com cargos nas empresas estratégicas, praticam fisiologismo, nepotismo e estudam como evitar que colegas imorais percam suas imunidades. Enquanto isto, o povo paspalhão que trabalha 4 vezes mais, recebe 40 vezes menos e sustenta a mordomia de seus legisladores, que vá se distraindo com o futebol corrompido, com o samba elitizado e com as novelas que trazem mensagens de desrespeito aos valores familiares.



Haroldo P. Barboza – Matemático, Analista e Poeta - janeiro / 2002

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui