Usina de Letras
Usina de Letras
188 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ENEM 2018 -- 04/11/2018 - 19:27 (Padre Bidião) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ENEM



O tema da redação desse ano foi sobre a manipulação no comportamento do usuário de internet. A abordagem do tema muito atual, exigiu que o candidato além de conectado estivesse atento à demanda de diversas interpretações que o título induz. O foco principal tratou da mudança de comportamento que acomete o usuário dentro de um espaço virtual amplamente bombardeado de informações que tendem a alterar condutas cognitivas. Além da onda de fake news, o tema exigiu que fossem trabalhados outros aspectos. Geralmente todas as informações quando colocadas no mundo virtual, podem ou não serem aceitas, bem como são utilizadas para dar prosseguimento em mudança de atitudes. Opiniões, gostos diversos, também funcionam como uma fonte de material que influenciam sobre demais usuários. Com base na opinião emitida, poder haver aceitação ou mesmo uma censura que determinarão a forma de agir de cada interlocutor virtual.

Apesar de fazer parte do cotidiano de milhões de pessoas no mundo, a utilização de tais dados, veio melhorar a celeridade das informações sem que as mesmas sejam devidamente checadas. Inúmeras informações são obtidas em tempo real, de lugares longínquos. Entretanto, muito material divulgado que não corresponde à veracidade dos fatos (os chamados fake news), terminam assumindo a verdade (utilitário operante).

O marco da Internet e o acesso de dados dos usuários contribuem muito sobre o comportamento seja do indivíduo e da sociedade. É importante saber como se deve utilizar essa ferramenta que processa rápido as informações e aos mesmo tempo aproxima quem está distante.

O Estado tem sua importância a partir do marco civil da Internet que pode controlar o uso de franquia de dados por empresas. Então, imprescíndivel é haver um filtro e um limite que proporcione o uso racional desse utilitário.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui