Usina de Letras
Usina de Letras
68 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Anónima Leitora -- 19/12/2002 - 08:23 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Outro dia, por caminhos inimagináveis, descobri que tenho uma leitora. Não, não me refiro às pobres incautas que recebem minhas Cronicas por correio eletrónico. Leitoras compulsórias, obrigadas a pelo menos saber que escrevi algo novo. Falo de uma leitora da minha coluna no Terra. Uma anónima, espontànea e livre leitora. Eu sempre tive dúvida se existia alguém que realmente lesse a coluna. Ao que consta, esta leitora, quem sabe uma fã, teria mesmo impresso algumas (notem o plural) e as levado para a faculdade. Mais que isto, pasmem, lembrou do meu nome quando o ouviu de outra pessoa por motivo totalmente diverso.

Lembrei desta anónima e talvez única leitora hoje cedo quando acordei. Olhei pela janela da rua e notei que não havia nenhuma fila de fãs eufóricas gritando por uma aparição, um autógrafo. Nem fila, nem multidão, nem sequer um turista curioso querendo saber onde moro. Naturalmente, não estranhei este fato. Apenas registro que hoje não houve nenhum distúrbio mercê da minha fama de escritor. Nenhum distúrbio de qualquer natureza, o que de certa forma frustra o pessoal da segurança da rua. Não há o que registrar no boletim de ocorrência, o BO como dizem.

De qualquer forma vale imaginar como é esta leitora anónima. Jovem ou madura? Deve ser jovem por ir à faculdade. Mas também pode ser uma professora. Uma destas professoras que fazem a alegria dos marmanjos. Talvez uma senhora mais vivida, experiente. Não sei, mas acho que não. Magra como um palito ou mais cheia, como se diz? Talvez normal, com algumas destas gordurinhas que não poupam ninguém. De que cor? Será negra, destas muito escuras, lindas, ou mais mulata, marrom bom bom, cabelos crespos como convém. Talvez branca como leite, alva, cabelos escorridos. Bem, talvez seja de origem oriental, olhos escuros, cabelos pretos. Ou terá origem indígena? Os olhos por certo acompanham o conjunto, mas aí o importante não é a cor. Nos olhos, o importante é o brilho, o sorriso. Os cabelos? Inútil tentar imaginar. Hoje todos os cabelos são válidos, mesmo os verdes. Inteligente? Claro, inteligente certamente que é.

De qualquer forma, agradeço a audiência.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui