Usina de Letras
Usina de Letras
49 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62253 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10374)

Erótico (13571)

Frases (50645)

Humor (20034)

Infantil (5443)

Infanto Juvenil (4773)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6200)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->UM INVERNO PROVEITOSO -- 18/12/2002 - 19:16 (Humberto Bley Menezes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

UM INVERNO PROVEITOSO

Humberto Bley Menezes



Curitiba, julho de l955. Inverno. Frio de antigamente.

Meu pai chega em casa com uma caixa enorme.

- Meu filho é para você passar as férias.

Abri com volúpia. Livros. Eu mal saído das primeiras letras recebo livros de presente. E logo uma coleção inteira de Monteiro Lobato. Meu velho comenta:

- É obra de um grande comunista!

Lembrei: "Comunista come criancinhas".Meu avó, integralista camuflado, sempre dizia isso para irritar meu pai.

Muitos volumes. Na parte ´Os 12 Trabalhos de Hércules´ separei´ O Touro de Creta´ e parti para o quintal, rumo ao meu galho preferido na velha pereira, refúgio de todos os medos e de todos os sonhos do menino de oito anos que um dia fui. Foi ali, em cima da árvore que tomei conhecimento da Mitologia Grega através das aventuras de Pedrinho, Emilia e Visconde de Sabugosa. Aprendi saboreando o sol e a solidão que a união, a amizade, a solidariedade, a inteligência, além da força física é que concretizavam as vitórias de Hércules perante os desafios de Euristeu e Juno, no Olimpo impondo-lhe impossíveis trabalhos. Quase sem parar devorei: O Minotauro, A Chave do Tamanho, O Saci, Reinações de Narizinho, e todos os outros. Naqueles livros assimilei muito do que de melhor contém minha personalidade, pois, os defeitos são de minha própria obra.

De alma lavada, sentindo-me tão herói quanto Hércules me recolhia ao fim da tarde para continuar vivendo as aventuras embaixo dos cobertores à noite.

Sei que naquele inverno, naquela árvore, nos 12 Trabalhos de Hercules, enfim, nas obras de José Bento Monteiro Lobato aprendi a sonhar com um mundo mais justo, descobri a poesia, o sentido da vida, os valores do ser humano, a magia dos livros. Descobri também, entre uma página e outra, com a brisa fria lambendo meu rosto, o valor da liberdade. E também que comunista não comia criancinhas.


hbm120147@ig.com.br


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui