Elementos Míticos no Minotauro. Autora: Maria do Carmo Pereira Coelho: Ed. Regional .Brasília. 34 pg. Brasília-DF.
Endereço da autora: S.Q.N. 406 - Bloco I- Ap. 106- Brasília-DF.- Cep 70 847
Por: maria do socorro c xavier
Maria do Carmo Pereira Coelho, paraense. Este tema foi objeto de estudo e dissertação de mestrado em literatura pela UNB.
Neste trabalho, a autora vai além de um simples retrato regionalista da Amazónia. Uma cosmogonia do mágico, dos elementos cósmicos: água e terra - floresta. Densa em mistérios, que o homem tenta decifrar, cria todo um universo lendário e ecológico.
Uma narrativa na qual aplica conhecimentos acadêmicos de teoria literária, em cima do rico texto "O Minotauro" de Benedito Monteiro, um estudioso, pesquisador in-loco da cultura da Amazónia. O personagem principal é o caboclo herói-ribeirinho, Miguel.
A autora levantou uma bibliografia concernente ao herói e ao mito. Seu marco teórico embasado em Mircea Eliade [mito do eterno retorno], Gilberto Durand, Jung, Barthes e outros. Aglutina o analítico e o metalinguístico, Ã tessitura do discurso monográfico.
Uma hermenêutica pela qual desvenda simbolicamente os elementos implícitos no objeto, incluindo o estudo do comportamento do herói mítico, o estudo das concepções religiosas e a presença do mito do Eterno Retorno, no Minossauro.
A temática é algo quase inédito, neste nível, tornando o trabalho bem curioso, do interesse também de antropólogos, sociólogos, historiadores, linguistas e estudiosos de ciências afins.
Uma revisão cósmica e mítica da Amazónia, de forma analítica e agradável, trazendo à tona a realidade cultural daquela região: costumes, linguagem, tipos, sensibilidade.
Uma pesquisa literária transformada em livro, que chegou a tempo, com ineditismo e boa contribuição à literatura brasileira.