Usina de Letras
Usina de Letras
296 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Dirimindo Dúvidas -- 24/04/2002 - 14:06 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DIRIMINDO DÚVIDAS



Aproveito a abordagem no Quadro de Avisos, da colega Janete, sobre a inadequada publicação de textos em endereços trocados, para esclarecer algumas dúvidas, principalmente para os amigos usineiros que aqui chegaram recentemente.



Há tempos, eu e um grupo de amigos, de forma espontânea, realizamos uma pesquisa sobre o que poderia ser modificado para melhorar a página do (site) Usina de Letras. E diagnosticamos, entre outras, as seguintes disfunções:



(01) A falta de normas e orientações explícitas (devidamente publicadas na página) para conhecimento de todos, sobre o que seria permitido e o que deveria ser evitado, quando da utilização da página pelos seus usuários e colaboradores.

(02) A publicação de textos em endereços ou categorias literárias diversas daquela a que se enquadram os respectivos textos. Exemplo: publicar poesias em artigos, quando existe um endereço específico para esse tipo de publicação.

(03) Publicar, no mesmo dia, e no mesmo endereço, grande quantidade de textos (de cinco a trinta, por exemplo), posto que tal procedimento dificultaria a exibição dos textos de outros colegas.

(04) Publicar o mesmo texto em vários endereços, pois estaríamos, de igual modo, sobrecarregando os espaços que, em tese, poderiam ser ocupados por outros colegas.

(05) Utilizar o espaço destinado ao currículo, que não é obrigatório, para quem quisesse colocar outras informações que julgasse necessária para sua apresentação frente ao grupo.

(06) Proibir o uso do Quadro de Avisos para propaganda comercial de produto que não se enquadra no perfil da página, ou seja, nada tem a ver com literatura e sua divulgação.

(07) Criar prêmios para os MELHORES textos, periodicamente, com o fito de motivar e promover seus escritores.

(08) Desenvolver ações para ampliar a divulgação da página e de seus colaboradores.

(09) Criar espaços para a troca de idéias sobre Crítica Literária, por exemplo, e outro para o “bate-papo”, o CHAT, retirando de cartas e do quadro de avisos os excesso que hoje somos obrigados a cometer, pela falta de outro endereço apropriado.



Para tanto, as sugestões, que já foram encaminhadas a quem de direito, para a análise e eventual implantação, foram, resumidamente, as seguintes:



(01) modificar os endereços atuais, eliminando alguns, fundindo uns com outros afins (redação e artigos, por exemplo) e criando novos endereços, a fim de minimizar o problema de duplicidade de publicação e outros semelhantes.

(02) Ainda sobre os endereços, e uma vez definida a nova relação, publicá-la, para conhecimento de todos, da qual constará um definição clara e sucinta do que representa cada endereço, vale dizer, o que se entenderia por Artigo, Ensaio, Crônica, e assim por diante. Sem essas alterações, alguns problemas são de difícil solução. O assunto, de forma mais abrangente, pode ser consultado tanto em artigos, como em cartas, na Minuta de Proposta de Mudanças que ali divulguei, no final do mês de janeiro deste ano, dia 23 se não me falha a memória.



Por isso, é meu entendimento de que, na falta dessas alterações, em princípio, nada está proibido, principalmente por que inexiste qualquer orientação a respeito. Vale, portanto, o bom senso.



Por isso, quando se elabora uma redação sobre o dia do índio, por exemplo, discorrendo sobre sua cultura e sobre o massacre que vem sofrendo ao longo dos anos, pelos brancos, este texto, seguindo o bom senso, tanto pode ser divulgado em Artigos, como em Redação, na forma como estão definidas hoje as categorias literárias. Por isso, nesses casos, em que há correlação de endereços com os temas dos textos, não vejo como não permitir sua dupla publicação. Até porque, o objetivo é que tanto o leitor de redação, como o que se interessa apenas pelos artigos, em tese, teriam a oportunidade de conhecer os textos. Esse deve ser o objetivo maior. Entretanto, publicar esse mesmo texto em Poesias, por exemplo, não seria atitude de bom senso. Do mesmo jeito que publicar poesias em artigos. O que me parece bem mais grave, do ponto de vista ético..A leitura da Minuta de Proposta de Mudanças, publicada em Artigos, será útil para quem chegou agora e que precisa estar inteirado dos acontecimentos para apresentar alguma reclamação ou propor alguma mudança.



Domingos Oliveira Medeiros

24 de abril de 2002

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui