Usina de Letras
Usina de Letras
70 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4761)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Novas instalações -- 13/12/2002 - 08:47 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Considerando que resolvi dar maior ímpeto ao meu passatempo, instalei em meu computador o Dicionário Brasileiro Globo Multimídia. Com isto poderei diminuir o número de erros ortográficos - não dá para depender apenas do corretor do Word - e verificar com maior facilidade o significado das besteiras que vou falando, digo, escrevendo - eu não fico lendo em voz alta o que escrevo. Com alguma sorte eu próprio saberei o significado de algumas das palavras que emprego, o que já é melhor do que a maioria dos políticos.

Além disto poderei usar melhor as expressões latinas, e em lugar de um mero ipsis litteris, passarei a usar ainda muitas outras expressões como ipsis verbis, mirabile dictu ou mesmo um a fortiori. Isto por certo haverá de enriquecer os textos e dar sentido à cultura geral de minha distinta e compulsória platéia. Afinal vocês todos dominam o latim perfeitamente e não tem oportunidade de praticar.

O dicionário ainda tem dados biográficos dos principais autores brasileiros, de modo que poderemos ter mais dados sobre a vida e obra de Ribeiro Couto. Já que estamos na letra R, acho que há lacunas na relação de autores, mas estou certo que haverão completar na edição de 2050. Anotem para conferir.

O dicionário tem também as regras de acentuação e o chamado acordo ortográfico da língua portuguesa. Há ainda termos jurídicos e termos do economês, de modo que poderei mentir com muito mais veracidade e os incautos vão acabar achando que sei do que falo. Mesmo os conhecedores haverão de ter dúvida.

A instalação deste novo e prático dicionário é mais ou menos como colocar toalhas novas em um restaurante, renova o estabelecimento e o habilita para novos clientes. Infelizmente contudo, este novo dicionário não escreve nada e muito menos imprime notas de cem quando consultado, o que realmente é uma lástima. Ele poderia pelo menos dar umas gargalhadas, mesmo que discretas, como uma claque particular, só para incentivar. Ou quem sabe, ficar repetindo baixinho "é isso aí, tem toda a razão", ou "esta é boa, vai fundo". Lastimável a falta de imaginação dos criadores deste software.

Sendo assim, ao descobrir algum erro, não reclame. Fale direto com o Bill ou com o Roberto.

Pax-Vobis



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui