Usina de Letras
Usina de Letras
219 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140787)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ser ou Estar, Eis as Questões. -- 23/04/2002 - 09:22 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SER OU ESTAR, EIS AS QUESTÕES

(por Domingos Oliveira Medeiros)



As pessoas, não sei exatamente porque, acabam transformando em definitivo o que deveria ser provisório. E isso, é bom que se diga, acontece há muito tempo. Bem antes de o presidente Fernando Henrique, junto com os mágicos que comandam nossa economia, brigar pela CPCPSMF - Contribuição Provisória de Caráter Permanente Sobre Movimentação Financeira. Que aliás, como diria o poeta Vinícius de Moraes, só é provisória enquanto durar, o que vem a ser a mesma coisa.



Tem gente que enche o peito para dizer que é Vasco, que é Flamengo, que é Palmeiras, que é Grêmio ou Corintiano desde pequeno. Outras têm outros gostos. Enchem o pleito e dizem: eu sou oposição, eu sou situação, eu sou de direita, eu sou de esquerda. E tem até, em política, os que dizem que não são nada: são os indecisos. São os o que não votam por convicção. Convictos que não têm convicção alguma. E tem a turma dos mentirosos. Eu sou machão. Eu sou doido por mulher. Eu sou amante à moda antiga. Eu sou louco por farinha, sem ser cearense, e assim por diante.



Na verdade ninguém é totalmente. No máximo somos parcialmente. E, sendo assim, não somos, estamos. Ser, sugere o permanente, o imutável, o definitivo, o completo. Ser não se confunde com o temporário. Ou se é, ou não se é. Se for, ainda restará uma dúvida, e, por conta disso, não mais será. No máximo, quando muito, estará. Se não for, o que é mais provável, é porque não é. E, sendo assim, a tese estará comprovada. Mas a tese também não será, posto que não é definitiva. Haverá sempre a possibilidade de contestação e de mudança.



Por isso, estou daqueles que acreditam que um dia este país irá encontrar seu rumo. Estou confiante de que Israelenses e Palestinos encontrarão uma maneira de convivência pacífica, e que o mundo todo possa viver em paz. Estou certo de que os EUA, um dia, deixarão de pensar que são os donos do mundo e passarão, no lugar de atirar bombas e invadir países, a ajudar todos os povos. De ajuda para que todos sejam prósperos e amigos. Estou convicto de que o FMI modificará sua política financeira e dará maior importância aos aspectos sociais e de desenvolvimento com justiça social das nações. Estou daqueles que acreditam que não existem pessoas que são viciadas em drogas de qualquer tipo. Apenas essas pessoas estão viciadas e deixarão o vício a qualquer tempo. Estou das pessoas que acreditam em Deus. Estou entre os cidadãos que não têm dúvidas de que naquela história do apagão o presidente tinha toda a razão. Estou entre as pessoas que acreditam nas seis ou sete versões para a famosa quantia de 1,34 milhão de reais encontrada no Maranhão. Estou, estou? Espere um pouco. De uma coisa eu tenho certeza, não estou tão certo assim do que disse até agora, NÃO SOU MALUCO, ou estaria sendo?





Domingos Oliveira Medeiros

23 de abril de 2002







.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui