Usina de Letras
Usina de Letras
255 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MESMO PRESO, LULA É O FAVORITO -- 15/04/2018 - 11:30 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A última pesquisa do Data Folha, publicada nesse domingo (15/04) mostra que, mesmo preso, Lula venceria a eleição não importando quem fosse o oponente no segundo turno. É claro que a sua prisão já teve reflexo em suas intenções de voto, mas a queda, inevitável, é bem menor do que se esperava. E essa perda de votos pelo petista, embora a pesquisa não a avalia, muito provavelmente não se deve ao fato de os eleitores passarem a rejeitar o petista mas sim por tomarem consciência de que ele não poderá concorrer. Caso Lula venha a disputar a eleição, o que parece improvável, a chance de vitória é muito grande, dada a fidelidade de seus eleitores, mesmo a maioria (cerca de 54%) achando que ele é realmente culpado dos crimes pelos quais fora condenado. Por outro lado, se Lula não disputar, seus votos vão em grande maioria para Marina Silva (REDE) e Ciro Gomes (PDT) mesmo com um candidato petista na disputa. Joaquim Barbosa (PSB) também se beneficia, mas não tanto. A campanha ainda não começou de fato e nem mesmo as candidaturas foram oficializadas, portanto muita coisa pode mudar até lá, mas é inegável a dificuldade do PT em encontrar um substituto para Lula. Ainda continuo vendo em Haddad a melhor opção e já deixei isso claro num artigo aqui na Usina, mas mesmo com todo o apoio de Lula o ex-prefeito de São Paulo terá grandes dificuldades em chegar ao segundo turno, pelo simples fato de ser pouco conhecido. Talvez o melhor caminho para o PT fosse apoiar Marina Silva ou Ciro Gomes, já que naturalmente eles herdam votos de Lula. Um apoio formal alavancaria de vez a candidatura de um dos dois, embora Ciro Gomes parece levar uma pequena vantagem uma vez que Marina muitas vezes passa a sensação de ser pacata demais para comandar este país. Quanto a Geraldo Alckmin (PSDB), ele parece ter perdido o timing e já não ter a mesma força de outros pleitos. A candidatura de Jair Bolsonaro (PSL), Rodrigo Maia (DEM), o grande número de candidatos e finalmente a derrocada de Aécio Neves enfraqueceu o PSDB. Diferentemente das disputas anteriores, os Tucanos correm um grande risco de não chegarem ao segundo turno e ainda não terem quem apoiar. Por último, há a candidatura de Joaquim Barbosa (PSB), a qual pode fazer algum barulho, mas, por falta de experiência do ex-ministro do STF, não deve levá-lo ao Planalto. Sendo assim, quem é o favorito em 2018? Eis a pergunta que muita gente está se fazendo nesse momento. É difícil prever faltando 6 meses. Nesse meio tempo tudo pode acontecer e o jogo pode virar rapidamente. Se Lula por alguma razão Lula sair da prisão e obter o registro de sua candidatura, continua como franco favorito, devido à fidelidade de seus eleitores; caso contrário, vejo Ciro Gomes (PDT) com muitas chances de se tornar o próximo presidente. E por quê? Por representar a Esquerda, por ser alguém próximo de Lula (foi seu ministro), por ter mais experiência política e com maior capacidade de derrotar Bolsonaro que é rejeitado por vários setores da sociedade. Agora, se isso vai se confirmar ou não, só em outubro.




ENCONTRE-ME TAMBÉM:

NO RECANTO DAS LETRAS

NO FACEBOOK

TWITTER

NO MEU BLOG







LEIA OUTROS ARTIGOS DE MINHA AUTORIA:

OS ATAQUES À CARAVANA DO LULA

HADDAD: UMA OPÇÃO MELHOR QUE LULA

O CAMINHO ERRADO DE LULA

O QUE ESPERAR DE 2018

O EMBLEMÁTICO CENÁRIO PARA 2018

FAÇA SUA PARTE

A HORA QUE CUNHA ABRIR A BOCA

A DERROCADA DO PT

O OCASO DO GOVERNO DILMA

A MALDIÇÃO DO GOVERNO TEMER

JÁ VIMOS ESSE FILME

CAI A MÁSCARA DO IMPEACHMENT"

VEM AÍ UM PERÍODO DE TREVAS"

O SALVADOR DA PÁTRIA"

DILMA CAIU PELOS PRÓPRIOS ERROS

O QUE A HISTÓRIA RESERVARÁ À DILMA

O PORQUÊ DE DILMA ESTÁ PERDENDO O MANDATO

MENOS GENTE QUER O IMPEACHMENT

MAIS UMA VEZ O PMDB AJUDA DILMA

É POR DEBAIXO DOS PANOS

PEDRO CORREA E O FUTURO DA LAVA A JATO

O EMBATE ENTRE LULA E SÉRGIO MOURO

TÁ NA HORA DE DESLIGAR OS APARELHOS

A LAVA A JATO CHEGA AO LULA

DELCÍDIO E O FIM DO GOVERNO DILMA

É DINHEIRO PÚBLICO DESPERDIÇADO...

O MUNDO EM DIREÇÃO AO ABISMO

O ZIKA VÍRUS E O FIM DA HUMANIDADE

BOM NÃO TÁ, MAS PODE PIORAR

O MAIOR MÉRITO DO GOVERNO DILMA





NÃO DEIXE DE LER: 30 TEXTOS MAIS LIDOS DA USINA NOS ÚLTIMOS 6 MESES
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui