Usina de Letras
Usina de Letras
131 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O REI E O GNOMO -- 16/03/2003 - 23:34 (Joel Ribeiro do Prado) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O rei e o gnomo

UM CAPÍTULO RECENTE DA HISTÓRIA

Era uma vez um país muito grande, chamado Lisarb, que tinha um rei de nome Ramati, que assumira o trono ao ser deposto Rolloc. Rolloc houvera sido um soberano ímprobo, numa corte carcomida pela ambição.

De Ramati esperava-se a reconciliação do Poder com a Moral.

Honesto, porém ingênuo, o novo rei não percebeu que a Moral tinha infindáveis ramificações e, enquanto tentava resgatá-la em dos seus ramos, deixava que o flagrassem em situações previamente armadas, onde ele parecia estar em comunhão com quem agia de forma ora amoral, ora imoral, em várias das modalidades em que é possível fazê-lo.

Numa festa pagã, Ramati teve a desgraça de ser fotografado ao lado de uma súdita descalça e exibicionista, que dele se acercou como Eva fizera antes com Adão. A notícia correu o reino e alcançou plagas além, angariando a censura unânime de todos os povos. Envergonhados de seu rei, os cidadãos do Lisarb tiveram de engolir a zombaria do resto do mundo.

Triste, Ramati, que já era de natureza introvertida, o que contratava de modo estranho com o seu penteado à moda chuca-chuca, penteado que o zelo da mamãe tornou imexível para sempre, não tinha sequer ânimo para estabelecer as reformas que o país demandava, vindo, após, anunciá-las com vigor ao povo, como um verdadeiro rei.

Foi num dos instantes de maior amargor, numa manhã, logo após acordar, ler os jornais e abrir a janela para aspirar a aragem estimulante que soprava desde um bosque próximo, chamado Ad Adnid, que Ramati deparou-se com um gnomo sorridente, o qual, dentre a folhagem de um arbusto fronteiriço à janela, lhe falou:

- Majestade, sois incapaz de pentear de modo outro os vossos cabelos?

Ao que Ramati respondeu:

- Sim, amigo. E muito me contrista que este topete se mostre acima da própria coroa, chamando tanto a atenção ...

O gnomo:

- Pois vos trago, da milenar cultura da minha raça, um meio capaz de vos compensar dessa inglória luta com o vosso rodamoinho capilar.

E, assim falando, o gnomo lançou para Ramati uma fumacinha em forma de pente, completando:

- Este é um pente que já os meus ancestrais usavam; chama-se senso, é inquebrável e servirá para que penteeis as vossa idéias todas as manhãs e sempre que tiverdes a necessidade de bem pensardes, sobretudo ao ponderardes sobre as incumbência monárquicas.

Ramati, já naquele momento, voltou a sorrir largamente, passando a ser feliz e um rei laborioso. Nunca mais ninguém notou o seu chuca-chuca, a não ser uma linda princesa que por ele se apaixonou tanto quanto pelo seu dono, com o qual casou-se.

E foram felizes para sempre, o rei, a rainha e a população inteira do Lisarb....

Joel Ribeiro do Prado/1994

Nota: Para identificar os personagens desta parábola, inverta alguns dos nomes.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui