Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Estupidez no Trânsito - Uma Inimiga Mortal -- 04/02/2018 - 13:29 (Cezar Souza dos Santos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A JANELA LITERÁRIA NIETZSCHE

A ESTUPIDEZ NO TRÂNSITO-UMA INIMIGA MORTAL

Por César S. Santos ***.





Que tempos são esses que não podemos mais falar das flores...das coisas belas da vida... daquilo que nos enche de prazer e a alma transborda em alegria... Que tempos são esses que vivenciamos tanta violência, tristeza, estupidez, ódio e individualismo. De onde vem a raiz desse mal que assola a sociedade e produz vítimas inocentes e incessantes...? Quanta violência no trânsito, nos seios familiares, o que presenciamos todos os dias na mídia, nas ruas e nos lares fazem-nos estremecer, causam-nos horror, medo, náuseas e sobretudo preocupação. O ser humano simplesmente perdeu o respeito pelo seu semelhante, vivemos em uma sociedade onde deveria permear a paz, o amor, o respeito, a solidariedade, a educação em todos os sentidos, sobretudo no trânsito, a harmonia e a busca pela felicidade; aliás, nascemos para a felicidade, mas o que vemos é violência, morte, ódio, estupidez, baixa valorização da vida, rancor, vandalismo, desobediência, desrespeito as leis, desassossego e desunião. Uma guerra cruel contra a própria natureza humana, violando seu mais sagrado principio que é o direito à vida, guerra essa perpetrada no trânsito por nós mesmos, todos os dias.

Temos visto quase que diariamente vidas serem ceifadas no trânsito em Sinop, simplesmente pela estupidez humana. Respeitar a vida esse é o código que todos devemos seguir. A vida está em suas mãos. A violência no trânsito precisa sair do nosso caminho, não podemos conviver com tanta brutalidade e estupidez, todos estamos chocados e perplexos, as ocorrências mostram a cada dia que perdemos vidas principalmente jovens, por questões estúpidas e banais no trânsito, a vida fenece em cada esquina e a dor instala-se em nossos corações.

Penso que a vida deve ser permanentemente um estado de paixão... pela própria vida...pelas pessoas... pelo trabalho... pelo respeito ao semelhante, é preciso despertar a consciência coletiva de que todos somos irmãos, sofremos as mesmas dores e angústias, participamos do mesmo paraíso que é a terra, tão bela, próspera e acolhedora. Devemos refletir e mudar nosso destino.

O parágrafo 2º do Art. 1º da Lei 9.503/97-Código de Trânsito Brasileiro, diz o seguinte:

§ 2º O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.

Penso que não é somente um problema da lei e dos órgãos responsáveis pelo trânsito, é um problema grave de educação e de todos nós e somente a cultura da paz, da não violência, respeito e educação no trânsito podem mudar essa estatística trágica, Sinop tem sido constantemente campeã em acidentes e mortes no trânsito, isso precisa mudar, é inaceitável o que acontece quase todos os dias, devemos planejar e aplicar ações educacionais que visem desenvolver junto aos motoristas, motoqueiros e ciclistas conceitos e práticas básicas de trânsito seguro, fiscalização intensa, inclusive com aplicação de pesadas multas e retenção principalmente de motos cujos motoqueiros insistem em andar em alta velocidade pela cidade, trafegam sem cuidado e expõe a sua vida e a de outrem à própria sorte.

Albert Einstein dizia: “Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, e eu não estou seguro quanto ao Universo”. No mesmo sentido, Oscar Wilde também profetiza: “Não há nenhum pecado, exceto a estupidez”.

Extrapoladas todas essas possibilidades de se obter a paz no trânsito, resta-nos uma única e última alternativa: erigir uma estátua em homenagem a estupidez humana para que todos vejam e se envergonhem de sua própria estupidez.











César S. Santos *** é escritor.

Sinop-MT, 04 de fevereiro de 2018.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui