Usina de Letras
Usina de Letras
200 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62272 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5452)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TUDO DEU ERRADO -- 25/01/2018 - 11:21 (Cezar Souza dos Santos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Janela Literária Nietzsche

por César S. Santos ***



TUDO DEU ERRADO

Uma sociedade que se diz civilizada deve sobretudo pautar-se nos valores da igualdade e da fraternidade, sem esquecer contudo da humildade, valor universal da doutrina Cristã.

O Preâmbulo da nossa Constituição claramente traz esses valores como supremos da vida em sociedade quando assim discorre:

“... instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e sob a proteção de Deus...”

Um evento lamentável, intolerável e totalmente execrável foi o patrocinado pelos alunos do 3º ano do Instituto Evangélico de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul com a frase: “se nada der certo” posaram com fantasias de faxineiras, atendentes do Mcdonalds, vendedores ambulantes, lixeiros, vendedoras do Boticário, entregadores de pizza, etc.

Nossas escolas hoje deveriam privilegiar, além do conhecimento científico, o ensinamento do respeito, da igualdade, da liberdade e da justiça, sem preconceitos de qualquer forma, como valores supremos de uma sociedade fraterna, como diz o Preâmbulo de nossa Constituição.

No passado havia a disciplina Educação Moral e Cívica no ensino de 1º e 2º graus, ainda que muitos discordem e digam que a disciplina foi um dos grandes projetos dos ditadores para construir valores na sociedade, adequados ao ideal de segurança nacional, tenho para mim que foi criada para estabelecer, garantir e ensinar valores morais, cristãos, cívicos, sociais e patrióticos, que hoje faltam em nossos currículos escolares e cujos reflexos estão visíveis em nossa sociedade, como no caso, o evento deplorável de Novo Hamburgo, ainda mais em uma escola Evangélica que despreza os ensinamentos cristãos e atentam contra os valores de uma sociedade civilizada. Devemos lutar contra esses preconceitos nefastos.

Episódios dessa natureza deveriam ser exemplarmente reprimidos e punidos pela direção da Escola, infelizes e idiotas esses alunos, mais infelizes ainda seus professores que desconhecem e não ensinaram a seus alunos os verdadeiros valores da vida, o respeito, a igualdade, a educação, a fraternidade, a solidariedade e a humildade. Nenhum de vós sois melhores ou piores que nenhum de nós.

“Você comerá seu pão com o suor do teu rosto, até que volte para a terra, pois dela foi tirado. Você é pó e ao pó voltará”. Gênesis 3.24.

César S. Santos *** Sinop-MT, 12/06/2017.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui