Usina de Letras
Usina de Letras
259 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50484)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6164)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Significados e Significantes -- 21/04/2002 - 13:04 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O mundo já foi plano. Depois foi arredondado Não sem haver muita briga. Não sem haver muita intriga. Não sem haver desengano. E até cientista afamado. Tentando explicar o fato. Da curva do horizonte. Até mostrou o retrato. De pronto não convenceu. Não teve significância. Foi muito caluniado. O seu significado. Por conta da ignorância. Chamado de louco e tarado. De bruxo e até de doente. Doente desenganado. Acabou trancafiado.



Depois de muita implicância. E de muita militância. A tese ficou provada. Prá surpresa de muita gente. O cientista estava certo. Da tese do mundo redondo. Bem longe de ser aceita. A conclusão é perfeita. E o mundo mudou de forma. Virou de cabeça prá baixo. Depois de tanta arrogância. Acabou virando norma. E o assunto foi encerrado. E antes quem era contra. Passou a mudar de lado.



Até há pouco a teoria. Da redondeza do mundo. Daquele pensar profundo. Ainda tinha valia. Ainda se acreditava. Que o mundo era uma bola.. Com outro significado. Redondo significando. Que não era complicado. Mas não demorou muito tempo. Prá perceber que o mundo. Não era assim tão certinho. Conforme a gente pensava. E tudo começou a mudar. Depois que algumas palavras. Passaram a ter outro sentido. A dizer o indizível.



Dentro de um mundo moderno. Mudando o significado. Tudo que era antigo. Igual ao mundo redondo. Não demorou muito tempo. E neste tempo hodierno. Mudou de forma e sentido. E tudo que era velho. Passou logo a ser quadrado. O velho que era idoso. Hoje o chamam de coroa. E tratado numa boa. Com jeito às vezes maldoso. Igual ao mundo redondo. Ganhou fama de antiquado. E tudo que era antigo. Foi de pronto superado. Passando a ser hodierno. Tudo que é jovem e moderno. Como hoje é chamado. E tudo ficou truncado.



Amar mudou de sentido. Namoro virou ficar. Um verbo contrariado. Pois quem fica no namoro. Na verdade não demora. Conhece a moça num dia. E no outro vai embora. Amar é fazer sexo. Em qualquer lugar e hora. Não é preciso paixão. Não é preciso cuidado. Isso é coisa do passado. Basta ter disposição. Basta entrar no motel. Com um pouco de tesão. E no outro dia acordar. E verificar com surpresa. Que a loira com quem dormiu. Que tanto você beijou. De manhã quando sorriu. E a peruca tirou. Tinha a barba bem cerrada. E cabelo por todo lado. E o que ontem fora bom. Hoje ficou complicado.



A idade é outra coisa. Que muda conforme o contexto. Quando se está muito velho. Quase sempre a pretexto.. A idade cronológica é a que mais aparece. Aquela que não se esquece. Aquela que ninguém duvida. Mas se o coroa é sadio. E ainda pensa em namoro. A idade mental modifica. Passa a ser a de menino. Volta a ficar no cio. E às vezes até acontece. No pensamento o namoro. Mas na hora de dá no coro. O corpo não acompanha. E o velho apela prá manha. Faz o jogo social. Passeia com a menina. E tudo fica normal. Depois que toma a vitamina. Depois do restaurante. Tudo muda num instante. E a coisa fica fina.



Até a geometria. Que antes era usada. Prá definir o espaço. Com o risco do seu traçado. Agora entrou na política. De modo acentuado. E mudou tudo de lado. Tem partido de esquerda, entrando pela direita, saindo do outro lado, numa manobra imperfeita.. E tem gente na direita, que de tanto mamar o leite, agora depois do arroto, pretender mudar de ração. Passou a escrever com a esquerda. E virou até canhoto. Vem fazendo corpo mole, vem fazendo oposição. Tranca a pauta do Congresso. E parte para o recesso, mudando de opinião. Mas afinal são todos eles. Não há partido que não. Deixaram de lado os programas. E só pensam na eleição. De preferência à vontade. Sem a tal coligação. A bagunça está formada. E também a opinião. Melhor estar no Poder, do que parar para ver, o que diz a Constituição.



E assim nós vamos levando. No lombo o coro à vontade. Parece que não tem idade. Parece que não tem perdão. Mas digo de coração. Com toda sinceridade. É grande a coisa empurrada. É grande o nosso chumaço. Estão tratando o povo. Como se fosse palhaço. Palhaço sem luz, sem razão. Palhaço que paga a conta. Da falta de energia. Desse governo esquecido. Que por não ter investido. Inventou o apagão.



Mas há luz no final do túnel. Embora com pouca energia. Apontando prá solução. E apesar da oferta. Ser pouca e de má qualidade. Vamos pensar à vontade. Nessa próxima eleição. Escolher um candidato. Jamais pelo retrato. Jamais pelo cabelo. Escolher um homem cordato. Que possua condição. De tratar esta Nação. Com um pouco mais de zelo.





Domingos Oliveira Medeiros

21 de abril de 2002











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui