Usina de Letras
Usina de Letras
232 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Depois dizem que sou grosso -- 19/12/2002 - 00:02 (Mauro de Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Depois dizem que sou grosso


A quadrilha se reuniu e lá vem a conta para nós pagarmos. Depois dizem que sou grosso, mal educado e não gosto da democracia. Junto com aumento de 50%, vem a permanência dos 27.5% para o I.R da classe média merda.
Será que esqueceram novamente de atualizar os 17,5% nas deduções ? Ninguém falou no assunto. O imposto “apagão “ foi aprovado no mesmo pacote. Não esqueceram. Eles só esquecem de aumentar a aposentadoria dos que contribuíram de 5 a 10 salários mínimos. O velho “instituti”, que sustenta as polpudas aposentadorias deles e dos funcionários públicos, que se aposentam pelo último salário em vez das últimas 35 contribuições. Agora contribuição dos 35 anos. Beleza ! E o povo vota ! se arrepende, e vota de novo. E o canalha sobe. Eleito, bananas para quem o elegeu. O povo também tem que se sacrificar! Essa a palavra de ordem depois de cada eleição. Chamar de ladrão, bandido, de nada adianta. Eles são convencidos e convertidos. Mudam de partido, mudam as bases, mudam os parceiros. A desculpa é sempre a mesma. Precisamos de governabilidade. Temos que fazer um pacto social. Enquanto eles latem, nós levamos as mordidas. Do leão, do Iptu, do Ipva, da energia, do telefone e do gás. Tudo preços controlados por eles, os arrendatários do poder. Enquanto isso, comemos cofins, pis, cpmf, icms. Tudo isso deixa um gosto amargo no feijão, arroz, carne, e no leite. Pior é que além de comermos os impostos misturado com os alimentos, ainda secam nossos bolsos.
E nós o que fazemos ? votamos neles, só para ter o que falar depois. Enquanto nos irritamos, eles riem, ironizam e fazem a festa da democracia. E nós ? consumimos o arrêgo da festa.
Com uma carga tributária de 35% do PIB, ainda falam dos sonegadores. Sonegador dá emprego para todo mundo. Eles só dão para os parentes, amigos, benfeitores vivos e defuntos. Sonegador tira escondido, fora da lei e corre o risco. Eles roubam descaradamente, de acordo com a lei, feita sob medida e sem nenhum risco.
Basta minha gente! vamos fazer greve do voto e dos impostos. Se não houver dinheiro, não haverá candidatos, e se houver candidatos eles serão honestos na marra, pois não terão o que roubar. A democracia exige homens honestos e dedicados a vida pública, nunca a vida em favor dos interesses pessoais ou de quadrilhas organizadas. Um dia sonhei que um político honesto me visitava. Quando acordei um ladrão tinha arrombado minha casa.
É isso aí, há dez anos que não voto, para não ser cúmplice da corrupção e da safadeza.
Mauro de Oliveira
18/12/02

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui