Usina de Letras
Usina de Letras
239 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Mauro de Decca e Suas Amarfanhadas -- 19/04/2002 - 09:42 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MAURO DE DECCA E SUAS AMARFANHADAS





O companheiro Mauro de Decca não tem jeito. Continua desvirtuando os fatos, sem que se possa vislumbrar seus propósitos. Depois vão dizer que sou eu quem estaria incorrendo em resquícios de implicância. O pior é que ele até que escreve bem, só falta escolher um bom tema para nos agraciar.



Mas vamos aos fatos, brevemente, pois não pretendo remover entulhos do passado. Quem chegou por aqui agora, e quem está a mais tempo, poderá, no primeiro exemplo, inteirar-se das sugestões, e, no segundo, relembrar as PROPOSTAS DE MUDANÇAS NO SITE que eu, junto com um grupo de colaboradores, e sob forte tiroteio de alguns companheiros que se opuseram àquelas mudanças, pensamos a respeito de várias disfunções diagnosticadas no (site) Usina de Letras e que já se encontram à disposição de quem de direito para delas, se for o caso, fazer o uso que lhes aprouver. A íntegra destas mudanças podem ser consultadas no endereço ARTIGOS, de 23 de janeiro de 2002, sob o título “PROPOSTA DE MUDANÇAS – PRIMEIRA MINUTA e, reproduzida em 15 de abril corrente, em CARTAS, sob o título “CARTA-RESPOSTA AOS COMPANHEIROS,ambos os textos de minha lavra.



Apenas para relembrar: Enquanto não se mudar os atuais endereços, que no meu modo de ver possui algumas dificuldades de interpretação, conforme uma das sugestões que constou da proposta de mudanças, persistirá, como já identificamos, a dubiedade atualmente existente. Assim, um artigo, comentando, por exemplo, alguma legislação criada pelo governo, tanto pode ser publicado em “Artigos”, como em “Textos Jurídicos”. Nada mais natural. Não podemos deixar de atender aos leitores, tanto de Artigos, como de Textos Jurídicos. Estaríamos fugindo´, no meu modo de ver, ao principal objetivo de quem escreve: levar a mensagem a um maior número possível de pessoas. Por isso, enquanto não se fazem as mudanças, temos que continuar, como no exemplo, a publicar o mesmo texto em vários endereços. Detalhe: não é só o Domingos quem está fazendo isso atualmente. Até porque não é proibido.



Outras disfunções: abusar do Quadro de Avisos, com textos longos, palavrões, agravos e desagravos, propaganda comercial, etc. somos contra, mas hoje não há orientação escrita a esse respeito. Estamos por conta do bom senso. Sempre que der para contornar, é claro.



Publicar uma quantidade grande de textos num só endereço, ao mesmo tempo. No meu modo de ver, deveria ser evitado. A fim de permitir que todos tivessem um tempo mínimo para divulgar seus escritos. Já que a área da página é limitada. Do mesmo modo, deveria ser evitado a publicação de poesias em ARTIGOS, pois para a poesia já existe um endereço específico. Mas disso sempre esquecem de falar. Resquícios de má fé?



Melhor aproveitamento do espaço destinado a apresentação do currículo. Sugerimos, na época, maior humanização, espontânea, lógico, daquele espaço. Objetivo: sair do anonimato sem perder a segurança. Que os companheiros falassem mais alguma a seu respeito, a fim de que a comunicação ficasse mais transparente, mais fácil. Interesses, manias, esportes, música, religião, política, enfim, nada que comprometesse a privacidade.



Outra Sugestão: Criar novos endereços, como Crítica Literária,por exemplo, para discutirmos a literatura, propriamente dita, novos lançamentos, etc., bem como a implantação de um CHAT, Bate-Papo, para facilitar a comunicação espontânea, mais solta.. E, ainda, divulgar a definição exata dos endereços ou das categorias literárias, como queiram, de modo a facilitar a publicação e evitar a repetição dos textos.. Hoje, persiste a dúvida sobre o que poderia ser enquadrado como Redação, Artigo, Ensaios, Discurso, e assim por diante. Haveria algma diferença entre Redação e Artigo? Qual seria? Aliás, mais uma pergunta: se alguém elaborar uma redação, criticando a mania de o governo usar medidas provisórias, esse texto não poderia ser publicado, atualmente, em ARTIGOS, TEXTOS JURÌDICOS, DISCURSOS, e assim por diante? O erro, na verdade, é de origem. É preciso alterar os atuais endereços, além de denini-los com maior clareza; e publicar estas definições para conhecimento de todos. E o companheiro Mauro de Decca sabe disso. Mas continua jogando suas bombas, sem critérios, atingindo pessoas inocentes, homens, mulheres e crianças. Assim não chegaremos à tão desejada paz.



Domingos Oliveira Medeiros

19 de Abril de 2002











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui